“Dezembro Vermelho”: TJ-PI realiza testes rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e fornece orientação profissional sobre o tema

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Na manhã desta terça-feira (10), as equipes da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de vida (Sugesq), do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), e da Fundação Municipal da Saúde (FMS) de Teresina, realizaram testes rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C de magistrados e servidores. A iniciativa foi organizada em alusão à campanha “Dezembro Vermelho”, uma mobilização nacional empreendida por organizações em todo o País que visa à conscientização da população para a prevenção e combate à AIDS.

“Atendemos pessoas de vários setores e temos um saldo de mais de 30 testes realizados hoje, com resultados já entregues a todos os profissionais que vieram fazer seus testes”, afirma Marilene Oliveira, enfermeira do Sugesq/TJ-PI. 

Além dos atendimentos, foram esclarecidas dúvidas e prestadas orientações sobre o tema. Também houve entrega de material informativo. “Pessoas de todos os setores têm direito a fazer o teste ou podem procurar as unidades básicas de saúde para fazer os exames; nas farmácias também pode ser feito o autoteste”, destaca a enfermeira.

Para a profissional de saúde, “ações como esta são importantes para se fazer o diagnóstico precoce e, em caso afirmativo da doença, fazer também o tratamento precocemente, a fim de que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor”.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email