Durante solenidade pelos 129 anos do MPPI, desembargador Sebastião Martins ressalta importância institucional do Ministério Público

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Durante solenidade virtual em alusão aos 129 anos do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI),  o desembargador Sebastião Martins ressalta importância institucional do Ministério Público presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), ressaltou a importância institucional do Ministério Público. A cerimônia aconteceu por meio da plataforma Microsoft Teams e aconteceu na manhã de hoje (27).

“Eu fui promotor de justiça durante três anos e acompanho atentamente o trabalho do MP-PI. Sigo de perto a gestão da procuradora-geral Carmelina Moura à frente da instituição e posso falar que a o Ministério Público Estadual segue uma renovação contínua diariamente”, declarou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

O presidente do TJ-PI também destacou que o Tribunal e o Ministério Público são órgãos que trilham o mesmo caminho. “A Justiça do Piauí foi estabelecida em 1.º de outubro de 1891 com a posse dos cinco primeiros desembargadores e também do primeiro procurador-geral do estado”. O nome escolhido naquela ocasião para estar à frente do órgão ministerial foi o de Joaquim Ribeiro Gonçalves (1860−1919).

Já em sua fala, a procuradora-geral Carmelina Moura citou as transformações pelas quais o MP-PI passou ao longo de sua história, seguindo o tom da renovação mencionada pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins. “Inicialmente, o MP era um órgão de acusação. Hoje é um órgão que defende a garantia dos direitos individuais na sociedade”, disse. Para a procuradora, o sucesso do MP-PI é o “resultado do encontro de milhares de vidas que se reúnem em sinergia numa mesma intenção”. No mesmo sentido, o governador do Estado, Wellington Dias, também louvou o trabalho do órgão no sentido de preservar os direitos individuais garantidos pela Constituição Federal de 1988.

Além da presença do presidente do TJ-PI, da procuradora-geral do MP-PI e do governador do Estado, a cerimônia — realizada via internet por medida de higiene contra o coronavírus — também contou com a presença virtual do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José James Pereira; do Corregedor Nacional do MP, Rinaldo Reis Lima; do presidente do Conselho Nacional de Procuradores, Fabiano Dallazen; do corregedor-geral do MP-PI, Luís Francisco Ribeiro; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputado Themístocles Filho, e de diversos representantes da Justiça e da política estadual. A solenidade também contou com a realização da palestra “Sentido e Qualidade de Vida”, ministrada pela professora e filósofa Lúcia Helena Galvão.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email