Início » Corregedoria » EJUD entrega certificados de I Curso de Formação Inicial de Magistrados

EJUD entrega certificados de I Curso de Formação Inicial de Magistrados

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) realizou, nesta sexta-feira (16), a entrega de certificados aos juízes concludentes do I Curso de Formação Inicial de Magistrados. O ato solene aconteceu na sala das Câmaras Reunidas, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), e contou com a presença do diretor-geral da Ejud-PI, desembargador Fernando Lopes, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil.

O curso atendeu às diretrizes estabelecidas pelas resoluções 02/2016 e 02/2017 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), contando com 480 horas-aula. Desta carga horária, 416h/a foram ministradas pela Ejud; 40h/a integraram o módulo nacional ofertado pela própria Enfam; e 24h/a ficaram a cargo da Escola Judiciária Eleitoral do Estado do Piauí, dentro do módulo de Direito Eleitoral.

O módulo local abrangeu temáticas como: Administração da atividade judiciária (gestão processual, gestão de pessoas, de materiais e de resultados); Tecnologia da informação e das comunicações; Técnica dos atos judiciais. Elaboração de decisões e sentenças e realização de audiências; Ética e deontologia da magistratura; Filosofia do direito e sociologia jurídica; Hermenêutica e argumentação jurídica; Direitos humanos; Serviços extrajudiciais; Liderança, relações interpessoais e interinstitucionais e gerenciamento de riscos e crises.

Receberam os certificados de conclusão do curso os seguintes magistrados: Anderson Brito da Mata, Carmelita Angélica Lacerda Brito, Danilo Melo de Sousa, Denis Deangelis Brito Varela, Enio Gustavo Lopes Barros, Ermano Chaves Portela Martins, George Cobiniano Sousa de Melo, José Sodré Ferreira Neto, Luciana Claudia Medeiros de Sousa, Markus Calado Schultz, Nauro Thomaz de Carvalho, Patricia Luz Cavalcante, Rita de Cássia da Silva, Robledo Moraes Peres de Almeida, Sandro Francisco Rodrigues, Tallita Cruz Sampaio, Uismeire Ferreira Coelho e Valdemir Ferreira Santos.

 “Pela primeira vez a Ejud realizou o Curso de Formação Inicial de Magistrados. É uma satisfação podermos fazer a entrega destes certificados hoje; sabemos do empenho de cada um e esperamos que sigam felizes com sua profissão e sempre dedicados à magistratura”, afirmou o desembargador Fernando Lopes.

“O curso foi voltado predominantemente para aspectos práticos, aqueles mais direcionados ao dia a dia forense. Obedecemos aos eixos definidos pela Enfam, levando em consideração sobretudo a ética e o humanismo do magistrado no trato com o jurisdicionado, com as partes, com os servidores”, comentou o magistrado Antônio Oliveira, juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI e coordenador do curso, acrescentando que os magistrados concludentes já desempenham um bom trabalho nas unidades judiciárias em que atuam.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, ressaltou o caráter vocacional da magistratura. “Nós não ocupamos um lugar à toa. Vocês receberam uma missão. O Judiciário se exerce acima de tudo por convicção. Vivemos em um Estado carente, que precisa da mão de obra qualificada de vocês. É necessário o comprometimento total de cada um neste momento em que o Judiciário é protagonista da defesa da democracia”, frisou.

Participaram também da solenidade os magistrados Manoel Dourado, juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, e Max Paulo Alcântara e Lucicleide Belo, que ministraram módulos do curso; e a superintendente da Ejud-PI, Evangelina Dias.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email