Início » TJPI » Destaques » Ejud-PI promoverá live para discutir “Os avanços da Mediação Judicial nos 10 anos da Resolução 125 do CNJ” nesta sexta-feira (3)

Ejud-PI promoverá live para discutir “Os avanços da Mediação Judicial nos 10 anos da Resolução 125 do CNJ” nesta sexta-feira (3)

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) promoverá, nesta sexta-feira (3), a partir das 11h, em seu Instagram, live sobre “Os avanços da Mediação Judicial nos 10 anos da Implantação da Resolução n° 125/2010, do CNJ”. O tema será discutido pela magistrada Lucicleide Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Piauí, e pela juíza integrante do Nupemec do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Valéria Lagrasta.

No encontro on-line serão tratadas questões pertinentes à política de mediação e conciliação judicial, adotada pelos Tribunais de Justiça brasileiros desde a implantação da Resolução n° 125, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2010. A Resolução dispõe sobre “a política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário”.

De acordo com a juíza Lucicleide Belo, a mediação judicial tem sido uma ferramenta eficaz para a resolução de contendas dos jurisdicionados, especialmente durante esse período de pandemia, que implicou o surgimento de novos conflitos. “A mediação judicial é um avanço do Judiciário no sentido de desjudicializar muitos conflitos que podem ser resolvidos por meio do diálogo, onde as pessoas constroem suas próprias soluções, e, assim, garantir maior satisfação com o método escolhido. No atual momento experimentado por conta da pandemia do corona vírus, novos conflitos foram aparecendo e os Cejuscs foram dotados de ferramentas para ajudar a solucionar os conflitos vividos”, pondera.

Palestrantes

Lucicleide Pereira Belo é juíza de Direito titular da 8ª Vara Cível da comarca de Teresina-PI; juíza Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; juíza Eleitoral da 97ª Zona Eleitoral do Estado do Piauí.

Valéria Lagrasta é juíza de Direito da 2ª Vara da Família e das Sucessões da comarca de Jundiaí (SP); formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; membro do Nupemec do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email