Ejud-PI realiza curso Depoimento Especial e Escuta de Crianças na modalidade à distância

Publicado por: Victor Bruno

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) abrirá nesta terça-feira (24) inscrições para o curso Depoimento Especial e Escuta de Crianças no Sistema de Justiça, voltado para psicólogos, assistentes sociais e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). O curso, oferecido na modalidade de Educação à Distância, tem como finalidade aperfeiçoar a abordagem desses profissionais quando da condução de depoimentos de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e agressões de naturezas diversas.

O curso será dividido em dois segmentos: uma para psicólogos e assistentes sociais e outro para magistrados. A primeira será ministrada pela psicóloga Irene Pires Antônio, formada pela Universidade Paulista, professora do Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo) e psicóloga judiciária do TJ-SP.

Já o curso para magistrados será ministrado pelo juiz Eduardo Rezende Melo, da 1.ª Vara Criminal da comarca de São Caetano do Sul, SP, formado em Direito e Filosofia pela Universidade de São Paulo e pela Pontifícia Universidade Católica do mesmo estado. Além de extensa experiência acadêmica, o juiz Eduardo conta com experiência prática com depoimentos especiais, já que sua comarca conta com essa modalidade de depoimento desde 2010.

Ao todo, serão ministradas 40 h/aula para cada segmento, realizados na modalidade à distância, por meio da plataforma Moodle. Cada um tem 40 vagas disponíveis.

Para o desembargador Fernando Lopes, diretor da Ejud-PI, o curso tem grande importância para a formação de técnicos e juízes. “Esse curso vem para conformar o TJ-PI aos avanços do Judiciário brasileiro em relação ao combate à violência — inclusive à violência institucional contra a criança e a adolescência”, diz o desembargador, recordando que desde 2018, graças à Lei n.º 13.431/2017, as escutas especiais são obrigatórias em todo país.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email