Início » TJPI » Destaques » EJUD promove I Jornada Científica e debate os desafios do Poder Judiciário Piauiense

EJUD promove I Jornada Científica e debate os desafios do Poder Judiciário Piauiense

 
 

A Escola Judiciária do Piauí – EJUD/TJ-PI realizou a I Jornada Científica do Judiciário Piauiense nos dias 18 e 19 de dezembro, no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí. A abertura do evento foi feita pelo Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes.

A Jornada abordou como tema central os “30 anos da Constituição Federal do Brasil”, tendo como principal objetivo promover a difusão e integração dos conhecimentos sobre os novos desafios do Judiciário no contexto da modernidade.

O evento foi presidido pelo Desembargador Fernando Lopes, Diretor da EJUD, que na ocasião, declarou: “A importância da Jornada é trazer elementos profissionais para os participantes, apresentar conferências de palestrantes locais e também nacionais, Então escolhemos abordar a existência dos 30 anos da Constituição Federal e também os desafios que o Poder Judiciário enfrenta”.

A abertura das atividades realizadas nos referidos dias foi iniciada ao som do quarteto BMW2, da Escola de Música Dona Gal, composto pela violinista Wânya Sales, ao lado dos músicos Beto Boreno (percussão), Marcel Régis (cavaco) e Wellington Torres (violão).

No primeiro dia foi realizada, pela manhã, a abertura do evento com a entrega de medalhas e placas comemorativas com a participação do Desembargador Federal do TRF1, Kássio Nunes, que foi homenageado. Também foram agraciados o Secretário de Finanças do TJ-PI, Roosevelt Figueiredo, o secretário de Estado Helder Jacobina e o presidente da Amapi, Thiago Brandão.

Em seguida, tivemos a palestra “Detecção de Mentiras em Interrogatórios nas audiências Judiciais” com o professor Thompson Cardoso.

Já às 14 horas, a Jornada prosseguiu com as conferências do Doutor em Antropologia Cultural, Paulo Augusto, abordando o tema “Superendividamento Familiar e o Poder Judiciário” e do Doutor em Direito Civil, Alexandre Dartanhan, que debateu “Aspectos Atuais do Controle de Constitucionalidade”, respectivamente.

O último dia da Jornada Científica iniciou com as conferências, pela manhã, da Desembargadora do TRF 3º Região, Dra. Daldice Maria Santana, que discursou a “Institucionalização da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência à Mulher”, e da Dra. Aline Carlos Dourado com o tema “Gerenciamento de Precedentes nas Cortes de Justiça”, respectivamente. A partir das 14 horas, a Jornada prosseguiu com a palestra “Controle Interno e Judiciário”, ministrada pelo Dr. Maurício Antônio de Amaral.

A última conferência foi discursada pelo Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-PI, que abordou o tema “Modernização e Eficiência do Judiciário – As Contribuições do PJe.”

Estiveram presentes na I Jornada Científica do Judiciário Piauiense, magistrados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, servidores do Poder Judiciário e estudantes da área jurídica.

MAIS FOTOS DO EVENTO

 

FONTE: Ascom/TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email