Em 25ª edição do “Teresina em Ação”, Cejusc e Nupemec prestam mais de 150 atendimentos

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Mais de 150 atendimentos na área da cidadania foram prestados pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), unidades de mediação e conciliação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), durante a 25ª edição do projeto “Teresina em Ação”, realizada na manhã do sábado (21), no bairro Piçarreira, Zona Leste. Os trabalhos das equipes tiveram a soma de esforços de professores e estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Uninovafapi (Anexo Cejusc). O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Teresina com o apoio da Rede Clube.

A atuação do Cejusc e do Nupemec consistiu no esclarecimento da população quanto às demandas jurídicas, nos âmbitos cível e de família, e na divulgação de seus serviços de mediação pré-processual e processual para interessados em solucionar conflitos judiciais e também extrajudiciais. De acordo com a coordenadora de políticas judiciais e cidadania do Tribunal de Justiça do Piauí, Patrícia Barros, foram agendadas e encaminhadas, na oportunidade, duas mediações.

Em prol do direito do cidadão à cidadania, outras instituições parceiras do “Teresina em Ação” prestaram seus serviços. Na edição deste mês, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu atividades de conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), por exemplo, realizou o cadastramento e atualização do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, bem como prestou orientações sobre o Bolsa Família.

Projeto
Atendimentos habituais nas áreas de saúde, educação, cultura e lazer foram oferecidos por órgãos parceiros do projeto, tais como aferição de pressão, vacinação e teste de hanseníase, emissão e agendamento de documentos, corte de cabelo, distribuição de mudas para plantio, atividades educativas para crianças e apresentação de banda musical.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email