Em live com OAB, presidente do TJ-PI destaca alta produtividade durante teletrabalho

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Quase 750 mil movimentações, mais de 62 mil despachos, 24 mil julgamentos com mérito e 23 mil decisões interlocutórias. Esses são os números elencados pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, durante conferência virtual com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB-PI), Celso Barros Neto, para demonstrar a alta produtividade do Judiciário piauiense durante este período de teletrabalho. A live foi realizada na tarde desta terça-feira (28), com o tema “O Judiciário do Estado em Tempos de Pandemia e a Garantia das Atividades Advocatícias”.

“Estamos vivendo hoje uma nova geração no Judiciário – todos habituados com essas novas tecnologias. E são elas que estão nos permitindo manter a prestação jurisdicional durante esse período de teletrabalho”, comentou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Para o presidente do TJ-PI, a recente migração do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para a versão 2.1, o trabalho da Corregedoria Geral da Justiça na digitalização de processos físicos e a implantação das Sessões Virtuais são alguns dos aspectos que propiciaram a continuidade dos trabalhos da Justiça durante o período de recomendação de isolamento social.  “Para a próxima semana, temos 758 processos pautados nas Sessões Virtuais das Câmaras Cíveis e Criminais, nosso recorde”, exemplificou.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins ressaltou, ainda, a retomada dos prazos de processos administrativos e judiciais que tramitem em meio eletrônico a partir de 4 de maio. “Sabemos que o momento que vivemos está trazendo graves consequências, também para a advocacia, em especial para o jovem advogado. Temos a expectativa de que o quanto antes retomemos também nossas atividades presenciais”, declarou. Pela Portaria 1292/2020, da Presidência do TJ-PI e da Corregedoria Geral da Justiça, o Judiciário Estadual segue em regime de teletrabalho até o dia 14 de maio.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, ressaltou as melhorias do TJ-PI nos últimos anos, especialmente em relação à produtividade, cumprimento de metas e virtualização. “Advogo há 25 anos, são notáveis os avanços. No Tribunal de Justiça há operosos magistrados e servidores, mas é preciso avançar mais para que se alcance um patamar ainda mais alto em relação a produtividade, que se ultrapasse essa barreira das metas”, declarou, destacando o bom acesso à Presidência e à Corregedoria do TJ-PI.

Durante a live, tratou-se ainda sobre o cronograma de obras do TJ-PI e a previsão de convocação de novos servidores, perdas de receita do Tribunal e a possibilidade de redução de seu duodécimo em função da crise financeira provocada pela pandemia de coronavírus.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email