Em São Raimundo Nonato, corregedor anuncia programa de gestão por unidade jurisdicional

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) implantará, ainda este ano, um programa de gestão por unidade jurisdicional. O anúncio foi feito pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, durante visita técnica às comarcas de São João do Piauí e São Raimundo Nonato, nesta segunda-feira (17). Instituições como o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG) já executam programas semelhantes de maneira exitosa.

Durante reunião com magistrados e servidores de cada uma das comarcas, o corregedor destacou a importância do planejamento estratégico como meio de garantir uma maior efetividade aos serviços prestados pelo TJ-PI. “Estamos vivendo um momento de avanços, de investimentos em tecnologia, em pessoas e em planejamento. Não podemos retroceder. Planejamento é essencial para atingirmos a efetividade tão buscada”, declarou. “É importante que juízes e servidores pensem e planejem que tipo de metas é possível atingir em sua comarca de acordo com a realidade local, como reduzir o acervo, como melhorar a produtividade”, exemplificou o corregedor.

Com a definição e cumprimento de metas por unidade, a CGJ-PI estima que será possível atingir a excelência do funcionamento das unidades judiciárias, com melhores condições para a execução das tarefas e o máximo rendimento com os recursos humanos e materiais disponíveis em cada uma delas. “Também conseguiremos um maior envolvimento entre juízes e magistrados porque eles pensarão juntos sobre como avançar em sua unidade”, acrescentou o desembargador Ricardo Gentil, ressaltando que a Corregedoria já implementou algumas metas regionais (além das metas Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça).

 

“Precisamos do envolvimento de todos, juízes e servidores, especialmente dos servidores que são a mola-propulsora do Judiciário”, afirmou o desembargador durante as visitas. Desde o início de sua gestão, o corregedor tem realizado visitas técnicas a unidades jurisdicionais de entranças intermediária e final. “Esses momentos junto aos servidores e magistrados em suas comarcas é fundamental para conhecermos o nosso Judiciário”, declarou.

Analista judiciário há 20 anos, o servidor João Batista Santos, lotado na comarca de São João do Piauí, disse ter se sentido valorizado enquanto profissional por conta da visita do corregedor ao Fórum Desembargador Vaz da Costa. “Este diálogo com o corregedor foi reconfortante, só temos agradecer por essa aproximação”, declarou.

O magistrado Felipe Bacelar, juiz auxiliar da comarca de São João do Piauí, também destacou a importância da presença do corregedor nas unidades judiciárias, especialmente no interior do Piauí. “Eu já fui servidor, reconheço a importância deste momento. Este estímulo aos servidores é essencial para o sucesso da comarca”, frisou. Participaram ainda das reuniões os juízes Maurício Machado e Igor Rafael Alencar, das comarcas de São João do Piauí e São Raimundo Nonato, respectivamente.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email