Início » TJPI » Notícias TJPI » Energia solar é tema de palestra no TJ-PI com engenheiro piauiense da USP

Energia solar é tema de palestra no TJ-PI com engenheiro piauiense da USP

Publicado por: admin

 
 

Membros da administração direta, Núcleo de Gestão Socioambiental e departamento de Engenharia do TJ-PI assistiram na manhã desta terça-feira, 04.04, palestra do diretor da empresa Cruze, Lucas Cruz, sobre captação, geração e gestão de energia solar.

Piauiense, Cruz atualmente é residente na Universidade de São Paulo – USP, com passagens pela Alemanha. Durante a palestra foram mostrados aspectos logísticos da instalação e manutenção de placas fotovoltaicas, tanto em uso residencial quanto empresarial. Lucas Cruz detalhou experiências com diversos atendimentos, com demonstrações estatísticas da economia propiciada pelo equipamento, aliada à sustentabilidade e responsabilidade ecológica.

Outro aspecto enfatizado no encontro foi o da responsabilidade social. 10% do valor arrecadado com cada projeto da Cruze é revertido para o projeto “Escolas Solares”, que instala energia solar em escolas públicas e proporciona a inserção do tema no dia a dia dos alunos, gerando consciência cidadã em torno do tema. “Através de uma aula de geografia ou de matemática a energia solar vem naturalmente à tona, daí criamos pessoas socialmente responsáveis a respeito de sustentabilidade e ecologia”, explicou Cruz.

Sustentabilidade com responsabilidade

Para o coordenador geral do departamento de Engenharia do TJ-PI, Otávio Nogueira Matias, a exposição de Lucas Cruz foi “bastante proveitosa”. Para o engenheiro, “é preciso pensarmos não só na questão econômica do uso de energia, mas também na responsabilidade socioecológica e cultural do uso de novas formas de energia não-poluente para futuras gerações”, afirmou.

—–
Fernando Castelo Branco

Fonte: ASCOM TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas Notícias