I Fopivid: Desembargador José James Pereira lança livro no segundo dia de evento

Publicado por: Victor Bruno

 
 

O segundo dia do I Fórum Piauiense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fopivid) foi aberto com o lançamento do livro Pluralismo e Democracia: Desafios para o Constitucionalismo Contemporâneo, obra escrita pelo desembargador José James Pereira, Lia Rachel Pereira Santos e Lea Beatriz Pereira.

O tema da obra é a busca por um pensamento constitucional desvinculado de tendências centralizadoras — tendências que os autores consideram prejudiciais ao constitucionalismo. Dessa maneira, os autores procuram se afastar do pensamento de Hans Kelsen (1881−1973) em busca de um ideal de direito que se propõe se reformar e se completar.

A apresentação do livro ficou por conta da professora Antônia Valtéria Alvarenga, da Universidade Estadual do Maranhão e da Universidade Estadual do Piauí. De acordo com a professora, trata-se de uma obra abrangente e oportuna. “É um livro que discute direito internacional, que discute a importância do direito para a resolução das questões sociais, além de trazer uma reflexão sobre o pluralismo social. Então, este livro é uma obra singular para o momento atual”, diz a professora.

Já para o autor, Pluralismo e Democracia é um livro importante para o atual momento brasileiro. “Este é um momento difícil para o Brasil em todos os seus aspectos, sobretudo em nível de estado”, reflete o desembargador. “Nesta obra, nós discutimos o constitucionalismo, que é o próprio princípio, o fundamento do Estado e da convivência social. Portanto, essa reflexão proposta é axiomática no que tange o entendimento do atual estado de coisas no momento atual”, conclui.

Presenças

O lançamento foi acompanhado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Martins, pelos desembargadores José Ribamar Oliveira e Edvaldo Moura, pelo juiz José Olindo, presidente do Fopivid, e pelo presidente da Academia Piauiense de Letras e presidente do conselho executivo da GZ Editora, responsável pela edição da obra, Nelson Nery Jr.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email