Início » Coordenadoria da mulher » I Fopivid é concluído com êxito após dois dias de troca de experiências e oficinas acerca do combate à violência contra a mulher

I Fopivid é concluído com êxito após dois dias de troca de experiências e oficinas acerca do combate à violência contra a mulher

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

I Fórum Piauiense de Juízes e Juízas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fopivid) foi encerrado nesta sexta-feira (11), após dois dias de intenso debate sobre a matéria “violência doméstica e familiar contra a mulher”. O Fórum, organizado pela Diretoria do Fopivid e pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), englobou uma série de palestras e oficinas, ministradas por autoridades da área jurídica, e aconteceu no auditório do Tribunal do Júri (Fórum Cível e Criminal de Teresina).

O presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Martins, salienta a importância de fomentar discussões sobre essa matéria. “No Brasil, como foi destacado hoje, a cada dois segundos, uma mulher é violentada fisicamente. Então é necessário promover debates sobre o tema para que tenhamos uma maior conscientização, especialmente no Estado do Piauí, um Estado considerado ainda machista”, declara.

Organizador do I Fopivid, o coordenador da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, desembargador José James, avaliou, na oportunidade, o sucesso do I Fórum. “O I Fopivid transcorreu de maneira exitosa; foram discutidos temas pertinentes a esse quadro grave e preocupante que nossa sociedade vive em relação à violência contra a mulher, na tentativa de combatermos a cultura do machismo”, pontua.

Para o presidente do Fopivid, juiz José Olindo, o enfoque do Fórum é “reunir todos os juízes e operadores do Direito que militam na área da violência contra a mulher no Estado do Piauí para juntos buscarem soluções em prol da diminuição e, se possível, da erradicação da violência contra a mulher”’.

Durante a  palestra de abertura, o presidente do  Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), o juiz do TJ-PR, Ariel Nicolai, conceitou o papel do formulário de gestão e risco, como instrumento efetivo na condução dos trabalhos desempenhados pelo Judiciário e Sistema de Justiça. As delegadas de Polícia Thaís Lages Paz e Eugênia Villa também discursaram, explicando a importância das medidas protetivas no tocante à prevenção do feminicídio.

No último dia do evento, o desembargador José James realizou o lançamento de seu livro Pluralismo e Democracia: Desafios para o Constitucionalismo Contemporâneo, obra escrita em conjunto com as filhas Lia Rachel Pereira Santos e Lea Beatriz Pereira.

Homenageados

Durante o Fórum, personalidades da área do Direito e instituições e personalidades parceiras na luta contra a violência doméstica e familiar contra as mulheres foram prestigiadas com a Medalha de Mérito do Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – Juíza Regina de Mello Freitas.

Confira mais fotos:

IMG_3506

 

Compartilhe: