I Simpósio de Práticas Administrativas chega ao fim buscando otimizar práticas recorrentes na gestão

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

O I Simpósio de Práticas Administrativas do Poder Judiciário, realizado pela Escola Judiciária Piauiense (EJUD) foi encerrado na tarde da ultima sexta-feira, 22,09. Durante dois dias foram esmiuçadas e discutidas as principais ferramentas de gestão interna do TJ-PI, bem como dirimidas das principais dúvidas referentes ao uso otimizado dessas ferramentas. O simpósio contou com maciça presença de servidores de comarcas do interior.

A tarde foi aberta  com o tema “Solicitação, Subordinação, Acompanhamento e Tramitação de Processos Administrativos (Férias, Diárias e Passagens, Plantão Judiciário) no âmbito do Primeiro Grau de Jurisdição” pelo  Analista Judiciário / Analista Administrativo Josué Almeida do Nascimento.

Foto: Fernando Castelo Branco

“Pareceres em Processo Administrativo (Exigência e Trâmite), Publicização e Cumprimento das Decisões”
O secretário de Assuntos Jurídicos do TJPI, Felipe de Moura Leite, falou aos presentes sobre a rotina de trabalho na SAJ, a analise e os pareceres em processos administrativos, suas exigências e trâmites, bem como sua posterior publicização e cumprimento.

Foto: Fernando Castelo Branco

Foto: Fernando Castelo Branco

Substituindo o secretario geral Paulo Sílvio Mourão, impossibilitado de comparecer por motivos de força maior, a servidora da secretaria geral Janaína Lustosa, em mesa coordenada pela secretaria Maraysa Ribeiro, enumerou competências e fluxos adotados pela atual gestão para a melhoria das atividades jurisdicionais e administrativas, bem como sua consequente transparência para a sociedade.

Foto: Fernando Castelo Branco

Foto: Fernando Castelo Branco

O médico Bernardo do Valle, do Departamento de Saúde do TJPI, esclareceu pontos sobre solicitações de licença médica, respectivos protocolos, tramitações, prazos e perícias realizadas pelo setor, assim como programas desenvolvidos e adotados pela administração para o cumprimento de metas do CNJ relativas à saúde dos servidores.

Foto: Fernando Castelo Branco

Foto: Fernando Castelo Branco

O engenheiro elétrico e secretario de Tecnologia da Informação e Comunicação, Francisco de Assis Ribeiro Madeira Campos Filho, demonstrou, com uso de audiovisuais, o antes, durante e depois do descarte de materiais de informática no setor; enumerou as principais dificuldades em equacionar gestão, planejamento, demanda e consumo, principalmente em comarcas distantes, além da necessidade da descontinuidade do uso de equipamentos ecologicamente inviáveis na atual política de sustentabilidade adotada pela gestão do desembargador Erivan Lopes. Assis Campos também detalhou avanços visíveis de economia de material com a implantação do PJe e medidas efetivas, já em implantação, para inibir o desperdício, com uso da tecnologia disponível no dia a dia do servidor.

 

Foto: Fernando Castelo Branco

Foto: Fernando Castelo Branco

Finalizando o I Simpósio de Práticas Administrativas, o servidor Haroldo Felipe da Costa, da Ouvidoria Judicial, demonstrou como são recebidas, tratadas e encaminhadas as manifestações que chegam aquele setor, um importante canal de comunicação entre TJ-PI e a sociedade. Haroldo também se explicou sobre a rede formada por diversas ouvidorias, que visam dar maior cobertura à voz popular.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email