IV Congresso do Judiciário Piauiense em seu 2º dia traz discussões sobre temas como Reforma da Previdência e Ativismo Judicial

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O segundo dia de programação do IV Congresso do Judiciário Piauiense, promovido pela Escola Judiciária do Estado do Piauí contou com a presença de diversas autoridades da área para debater temas de interesse público ligados aos direitos dos cidadãos. A programação desta quinta-feira será encerrada pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que lançará o livro “O Princípio constitucional da fraternidade: seu resgate no sistema de Justiça”.

Pela manhã, o debate foi iniciado pela magistrada Keylla Ranyere Procópio, que tratou sobre as dificuldades vivenciadas pelas mulheres no âmbito profissional e no convívio em sociedade e como essa luta impacta em questões relacionadas ao direito brasileiro. Já a delegada de Polícia Eugênia Villa debateu a respeito de “O vocabulário violento do feminicídio”, aprofundando questionamentos sobre o tema.

Outro debate transcorrido ao longo do dia abordou ainda o tema “Reforma da Previdência”, explanado pelo procurador do Ministério Público de Contas (TCE/PI), Leandro Maciel do Nacimento, e pelo auditor do Tribunal de Contas do Piauí, Alex Sandro Lial Sertão. Foram levantadas discussões também sobre aspectos relativos ao Código de Processo Civil/ 2015, a cargo dos magistrados Thiago Aleluia Ferreira e Thiago Brandão de Almeida.

O desembargador Fernando Lopes, diretor geral da Ejud-PI avaliou o segundo dia do Congresso de forma favorável. “Este 4º encontro do Congresso do Poder Judiciário Piauiense está sendo realizado com pleno êxito. Estamos com excelentes palestrantes tanto locais como nacionais. Ontem tivemos a abertura do Congresso com a palestra encantadora do desembargador George Lopes Leite do TJ-DFT. Hoje tivemos vários debates relevantes tratando sobre a Reforma da Previdência para o Servidor Público, sobre Coerência Hermenêutica e Ativismo Judicial, ministrada pelo professor Plauto Cavalcante, dentre outras de igual importância”, avalia o desembargador Fernando Lopes, diretor geral da Ejud-PI.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email