JECC de São João do Piauí oferece atendimento por WhatsApp e realiza audiências por meio de videoconferência

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Em todo o Piauí, as unidades judiciárias têm buscado formas de garantir a boa prestação de serviços aos jurisdicionados neste período de teletrabalho, em que as atividades presenciais se dão apenas em caráter extraordinário. O Juizado Especial Cível e Criminal (Jecc) da comarca de de São João do Piauí, por exemplo, está realizando atendimentos por meio do popular aplicativo WhatsApp, além de realizar audiências por videoconferência via Cisco Webex, plataforma emergencial disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o magistrado titular do Jecc de São João do Piauí, o juiz Felipe Bacelar, jurisdicionados interessados no agendamento de audiências virtuais têm três maneiras de requisitar o serviço: por meio de ligação para o telefone (89) 3483-1752, mensagem de WhatsApp para o número (89) 9 9400-2777 ou via correio eletrônico (jecc.saojoao@tjpi.jus.br).

Os canais eletrônicos servem tanto para ingressos de parte com representação como também para aqueles que ingressam por atermação — ou seja, quando não têm advogado ou defensor público para representá-las. Nesse caso, o jurisdicionado pode resumir os detalhes da sua demanda em uma mensagem de WhatsApp ou nos mandando um email. O objetivo do emprego destes meios virtuais é evitar um grande número pessoas dentro da unidade, além de adaptar e modernizar o JECC de São João do Piauí.

O aplicativo WhatsApp também está sendo utilizado na unidade para a realização de audiências. No dia 28 de maio, a unidade realizou sua primeira sessão com a utilização desta ferramenta. A pauta da audiência virtual incluiu processo referente a uma ação de cobrança, que resultou em acordo firmado entre as partes, estimado no valor de R$ 900,00.

Para o juiz Felipe Bacelar, a realização desta primeira audiência virtual é “resultado do empenho, dedicação e coragem dos servidores deste JECC”. Ainda de acordo com o magistrado, continuar a realizar sessões por videoconferência poderia ser benéfico não apenas para a JECC de São João do Piauí, mas para a Justiça estadual como um todo: “A continuação desta modalidade, após a pandemia pelo Covid-19, poderia trazer mais economia, celeridade e eficiência ao trabalho do Poder Judiciário no nosso Estado”. “O Judiciário não pode parar e pode se adaptar às necessidades do mundo contemporâneo”, conclui.

Serviço
Atendimento ao jurisdicionado – JECC de São João do Piauí:

E-mail: jecc.saojoao@tjpi.jus.br
Telefone fixo: (89) 34831752
Whatsapp: (89) 994002777

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email