Judiciário & Tecnologia: unidades utilizam aplicativos de gerenciamento de tarefas para monitorar rotinas durante teletrabalho

 
 

Ligar o computador e começar uma jornada de teletrabalho, em casa, é bem diferente da rotina presencial à qual magistrados e servidores já estão acostumados. Durante o regime de plantão extraordinário instituído pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus, a tecnologia tem permitido assegurar maior eficiência a essa nova rotina. Para auxiliar no monitoramento de tarefas, muitas unidades têm utilizado aplicativos de gerenciamento online de atividades.

Tem sido assim, por exemplo, no Gabinete do desembargador Ricardo Gentil. Por meio do aplicativo Trello, ferramenta virtual de gerenciamento de projetos, são distribuídas tarefas entre os servidores. Foram estabelecidos, ainda, procedimentos de acompanhamento e avaliação da execução das atividades de forma que, mesmo trabalhando à distância, a boa produtividade seja mantida ou até incrementada.

De acordo com Jacyelle Bandeira, analista judicial, a experiência tem sido positiva. “Nós já usávamos o Trello antes do regime de teletrabalho. Tem sido muito útil para o tipo de trabalho desempenhado no Gabinete do desembargador Ricardo. Aqui nós temos ainda uma certa quantidade de processos mais antigos, físicos, e o aplicativo é muito bom para esse tipo de processo”. Segundo a servidora, com o Trello é possível unificar e dimensionar a quantidade de processos físicos e eletrônicos em um só local. “Já para os processos eletrônicos, a melhor ferramenta sem dúvidas, é o Processo Judicial Eletrônico (PJe)”, afirma, acrescentando que o uso do Trello na unidade não é para fiscalização individual, mas “para acompanhamento do trabalho total desenvolvido no Gabinete”. “Agora nós conseguimos integrar e unificar a quantidade de processos”, completa.

Alternativas
Apesar de ser o sistema de gerenciamento de tarefas mais conhecido, o Trello não é a única ferramenta do gênero. Os aplicativos Asana, Jira e Microsoft Planner são opções de plataformas que oferecem serviço semelhante.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email