Justiça Itinerante promove a união de mais de 100 pessoas em casamento comunitário no “Teresina em Ação”

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio da Justiça Itinerante, promoveu, na manhã deste sábado (18), a união de 58 casais durante cerimônia comunitária realizada em mais uma edição do projeto “Teresina em Ação”. As uniões foram oficializadas pela magistrada Elvira Pitombera, juíza titular da 2ª Vara da Família de Teresina, na Praça Principal do bairro Parque Wall Ferraz, zona Norte. A iniciativa é uma parceria entre o TJ-PI e a Prefeitura Municipal de Teresina, com o apoio da Rede Clube.

O Teresina em Ação disponibiliza, mensalmente, diversos serviços à população piauiense, nas áreas de cidadania, educação, lazer, cultura e saúde, sendo realizado aos sábados e em diferentes zonas da Capital, a fim de garantir que a maioria dos cidadãos tenha acesso aos serviços.

Paralelamente aos casamentos, as instituições parceiras ofereceram os tradicionais serviços, no que concerne à emissão e agendamento de documentos, inclusão em programas sociais do Governo Federal, atividades de educação ambiental e atividades lúdicas para crianças, medição de pressão arterial, teste rápido de HIV e distribuição de preservativos.

No local, as equipes de mediação do TJ-PI, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), coordenado pela magistrada Lucicleide Pereira Belo, e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) prestaram atendimentos aos casos relacionados a divórcio e pensão alimentícia, além de prestarem esclarecimentos quanto às inscrições e documentação necessária para participação nos casamentos comunitários para as próximas edições do projeto.

O Cejusc e o Nupemec realizaram também o agendamento de sessões de mediação para pessoas interessadas em solucionarem litígios pelas vias consensuais e a divulgação de seus serviços nas áreas da conciliação e mediação pré-processual e processual, mediação judicial e mediação digital.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email