“Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)conciliação”: Constelação Familiar é realizada na comarca de Floriano

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Na manhã desta sexta-feira (5), as unidades de mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), promoveram mais uma prática de Constelação Familiar, desta vez, na comarca de Floriano (a 240 km de Teresina). A ação, que faz parte do projeto “Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)conciliação”, foi realizada no Auditório da Instituição de Ensino Faesf e contou com a participação dos magistrados Lucicleide Pereira Belo, coordenadora do Nupemec, e Marcus Klinger, juiz coordenador do Cejusc de Floriano, além de representantes da Faesf, advogados e servidores do Nupemec e do Cejusc.

A atividade foi aplicada pela facilitadora e terapeuta integrativa Adriana Queiroz e consistiu em tratar conflitos de natureza familiar (relacionados a processos judiciais da 3ª Vara de Floriano), utilizando dinâmicas terapêuticas em grupo com os participantes (partes). Ao todo, 30 partes estiveram presentes, juntamente com seus respectivos advogados.

O objetivo é proporcionar aos cidadãos que possuem litígios na Justiça ou mesmo conflitos em seus sistemas familiar, matrimonial e/ou no ambiente de trabalho, passíveis de serem judicializados, alternativas mais céleres e eficazes de resolução de suas demandas, como a mediação e a conciliação.

No local, os participantes foram instruídos a interagirem uns com os outros de forma espontânea, representando papéis correspondentes aos que desempenham no sistema em que estão inseridos. De acordo com a facilitadora, é possível identificar e reconhecer, por meio desse método, as condutas e padrões de comportamento de cada indivíduo, de modo a compreender a origem da causa raiz do conflito existente.

“A Constelação familiar, como via colaborativa para a mediação, auxilia o mediador, os advogados, defensores, promotores, magistrados e todos os operadores do direito para que o conflito tenha uma resolução definitiva. Com a Constelação, nós experimentamos isso, chamamos de solução duradoura”, destaca Adriana Queiroz.

Projeto

O projeto “Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)conciliação” foi desenvolvido pelo TJ-PI, vinculado ao Núcleo de Soluções Sistêmicas, com o enfoque de solucionar contendas jurídicas pelas vias consensuais, evitando que conflitos sistêmicos tornem-se demandas judiciais.

A prática integrativa vem sendo aplicada, no âmbito do Judiciário piauiense e em demais estados brasileiros, como uma terapia eficaz no tratamento de pendências existentes nos sistemas, compondo mais um método de mediação e conciliação na resolução de conflitos.

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email