Mais de 50 acordos são firmados durante o I Mutirão da Família 2020 da comarca de Barras

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Durante os três dias de realização do I Mutirão da Família 2020, promovido de 17 a 20 de fevereiro, pela Vara Única da comarca de Barras (a 127 km de Teresina), foram firmados 53 acordos. O projeto, com o tema “Amar é conciliar”, foi organizado pela unidade judiciária com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) e da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Piauí (OAB-PI), e teve a finalidade de julgar processos relativos à temática de família e sucessões.

De acordo com o magistrado Ermano Chaves, juiz substituto da Vara Única de Barras e idealizador da iniciativa, o mutirão tem como tema “Amar é Conciliar” por consistir em “uma oportunidade e um importante canal de reconciliação para possibilitar o restabelecimento dos laços familiares”, explica. Para o juiz, os números são positivos: “Estamos muito contentes com a quantidade de acordos e audiências realizados nesse mutirão. Muita gente nos procurou e creio que o resultado obtido foi mais do que satisfatório. O resultado deste trabalho é bastante animador”, diz o magistrado.

Além disso, a atividade contribuiu também para a otimização da prestação jurisdicional no estado do Piauí, oferecendo aos cidadãos (partes) uma alternativa mais célere e eficaz de suas contendas jurídicas. Para esta força-tarefa, foram pautados processos relacionados à execução de alimentos; averiguação de paternidade (realização de coletas de material genético), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Barras; divórcio; reconhecimento e dissolução de união estável e guarda.

Ao todo, 113 audiências de conciliação foram realizadas, sob a coordenação do juiz Ermano Chaves e executadas pela equipe de servidores da unidade judiciária.

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email