Mãos EmPENHAdas: Piripiri promove capacitação de profissionais do setor da beleza

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Capacitar profissionais do setor de beleza para que possam identificar e orientar clientes vítimas de violência doméstica e familiar. Esse é o objetivo do projeto Mãos EmPENHAdas Contra a Violência, promovido pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, e que realizou sua primeira primeira capacitação na comarca de Piripiri (a 160 km de Teresina). A atividade aconteceu no Fórum Des. João Turíbio Monteiro de Santana e contou com o apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) e da 1.ª Vara Criminal da comarca de Piripiri.

A capacitação foi iniciada pelo magistrado Antônio Oliveira, juiz titular da 1.ª Vara da comarca. O juiz ressaltou a importância do Mãos EmPENHAdas, projeto que vem ajudando na conscientização da importância da prevenção à violência contra a mulher, seja no âmbito familiar ou no profissional. O magistrado enfatizou, ainda, a relevância do projeto para a coletividade e para a construção de uma sociedade de paz.

Na sequência, a assistente social Leina Mônica, integrante da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, falou sobre atividades desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça nesta seara e buscou conscientizar as profissionais da área da beleza presentes sobre a necessidade de combater o ciclo de violência doméstica e familiar, formas de prevenção e identificação de clientes e familiares vítimas , assim como  locais existentes para denúncia e meios para proteção. “A ideia é que as profissionais dos salões de beleza, ao ouvirem suas clientes e identificarem algum caso de agressão, possam saber como agir, orientando-as. Assim, poderemos chegar a estes lares e a estas mulheres antes que algo mais grave aconteça”, afirmou.

A Prefeitura Municipal de Piripiri também é parceira do projeto. Por meio Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social auxilia na mobilização das participantes. A atividade contou ainda com a presença de representantes de outras instituições que compõem a rede de atendimento à mulher.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email