Novo Fórum de Bom Jesus recebe nome do bispo Dom José Vázquez Díaz

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) nomeou, por meio da Portaria nº 1834/2019, publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (11), o prédio do novo Fórum da comarca de Bom Jesus (a 600 km de Teresina) com o nome do bispo Dom José Vázquez Díaz, primeiro bispo diocesano a residir na cidade. Dom José prestou relevantes serviços nas áreas da educação, saúde e pastoral.

O sacerdote usou sua influência religiosa e política para reivindicar obras para o extremo sul do Estado do Piauí, dentre elas a construção do Hospital de Bom Jesus e sistemas de abastecimento de água e energia.

O bispo Dom José construiu forte legado em função de seu trabalho como pastor, educador, filantropo. Viabilizou a construção de escolas primárias e secundárias nas paróquias da região; fundou ginásios em Gilbués, Curimatá, Monte Alegre, Parnaguá e Bom Jesus e criou também a Escola Normal Helvídio Nunes de Barros (ENHNB), em Bom Jesus, fundada em 1970, para a formação de professores, onde atuou como diretor e também professor.

“Dom José Vázquez Días, dos demais sacerdotes que pertenciam à Ordem Mercedaria, influenciou gerações de jovens e adultos em Bom Jesus, não apenas pela difusão da palavra de Deus em nosso meio, mas contribuiu decisivamente para a formação moral e educacional dos filhos da terra”, declara o presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Martins. “O nome de Dom José simboliza a grandeza do município de Bom Jesus e agrega todos os sentimentos e valores mais nobres de sua gente”, complementa.

Dom José faleceu em 29 de maio de 1998 e foi sepultado na Capela dos Bispos, na Catedral de Bom Jesus.

Inauguração
O Fórum será inaugurado nesta sexta-feira (14). A nova estrutura possibilitará maior excelência no atendimento ao público, além de melhores condições de trabalho a magistrados e servidores. O novo prédio está situado no bairro São Pedro e abrigará a Vara Única, a Vara Agrária e o Juizado Especial Cível e Criminal.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email