Início » TJPI » Destaques » Nugep inaugura canal no Youtube com live sobre sistema de precedentes nesta terça-feira (9)

Nugep inaugura canal no Youtube com live sobre sistema de precedentes nesta terça-feira (9)

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Com o objetivo de melhorar a comunicação entre magistrados e servidores do Poder Judiciário piauiense especificamente sobre precedentes, o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Nugep/TJ-PI) realizará, nesta terça-feira (9), a partir das 17h, a live inaugural do seu canal na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube, “Nugep TJPI“. O bate-papo contará com a participação magistrada Melissa Vasconcelos, juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJ-PI, e do assessor-chefe do Nugep do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Ornellas, tratando sobre o tema “Os precedentes no Direito Brasileiro”. Também como forma de estabelecer canais de comunicação sobre conteúdos específicos de precedentes, o Nugep TJPI criou perfis oficiais nas redes sociais Instagram e Twitter.

Por meio do canal Nugep TJPI, serão realizadas lives com a participação de atores dos Judiciários piauiense e nacional e de demais personalidades da área jurídica. Segundo o desembargador Haroldo Rehem, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, a motivação para a criação deste canal é disseminar o sistema de precedentes no âmbito da Justiça piauiense, informando quais os instrumentos, as teses defendidas pelos tribunais e qual o trabalho que os órgãos do sistema de Justiça desempenham dentro da sistemática desta matéria, bem como proporcionar o livre acesso das informações sobre o sistema de precedentes. Para o desembargador Haroldo Rehem, a ampla divulgação é importante para a solidificação desse sistema.

“Dentro deste canal vamos trazer informações sobre os principais instrumentos como o IRDC, o IAC, demandas repetitivas nos Tribunais Superiores, sobre o nosso Centro de Inteligência e a função do Nugep, dentre outros temas relacionados. Este não é um canal acadêmico; vamos utilizadores-lo para debates jurídicos sobre o sistema de precedentes”, ressalta a juíza Melissa Vasconcelos.

Palestrante

Marcelo Ornellas possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Projeção (2010). Atualmente é assessor-chefe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Superior Tribunal de Justiça, unidade vinculada ao Gabinete da Presidência do STJ e supervisionada pela Comissão de Ministros Gestora de Precedentes. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Militar.

Redes sociais

O Nugep, órgão ligado à Vice-Presidência do TJ-PI, também utiliza como ferramentas de comunicação as redes sociais Instagram e Twitter (@nugep_tjpi). “O objetivo da utilização desses canais de comunicação é tratar da matéria prática, do dia a dia do sistema de precedentes, com cuidados práticos, informando todos”,explica a magistrada Melissa Pessoa.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email