Nupemec e Facid/Wyden promovem Semana da Mediação

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Acontece entre 23 a 26 de abril a Semana da Mediação, evento realizado pela Facid/Wyden em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc– IV). Durante o evento, pessoas com conflitos nas áreas cível, de família e de consumidor poderão solucionar suas pendências através de acordos consensuais mediados por profissionais especializados em mediação. As atividades acontecerão nos prédios da Facid/Wyden.

Além das sessões de mediação, a Semana contará com palestras sobre a natureza da atividade de mediação e sobre políticas públicas voltadas para a conciliação. O encerramento da programação se dará com o talk show “Tribunal Multiportas”, a cargo da juíza Lucicleide Belo, titular da 8ª Vara Cível da comarca de Teresina e coordenadora do Nupemec.

Segundo a magistrada, o talk show tratará de alternativas ao processo judicial e otimização da conciliação — como plataformas digitais como a Consumidor.gov.br — e também da Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta os processos de mediação no Brasil.

A mediação é um procedimento voluntário e confidencial de resolução de controvérsias por intermédio do qual dois ou mais sujeitos (pessoas físicas ou jurídicas) são auxiliados por um terceiro imparcial especializado, na busca de uma solução consensual que possibilite igualmente a ambos a restauração de suas relações interpessoais e sociais confortáveis.

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

23/04/2019

Manhã: Realização da sessão de mediação no Cejusc– IV, com as mediadoras Deborah Christina Moreira Santos Jaime e Valéria Sena Carvalho

Abertura do evento
17h – Palestra: “Conhecendo a Lei de Mediação” – Prof. José Augusto Paz Ximenes Furtado
17h30 – Palestra: “O futuro da mediação” – Alessander Mendes

 

24/04/2019

Manhã: Realização da sessão de mediação no Cejusc– IV, com a mediadora Kércia Kerenina Camarço Batista Rodrigues Leal.
Agendamento social para o Cejusc Itinerante

17h – Palestra: “Mediação Como Ferramenta de Compliance” – Danilo Fiuza Lima Verde Santos

 

25/04/2018

Manhã: Realização da sessão de mediação no Cejusc– IV, com a mediadora Kércia Kerenina Camarço Batista Rodrigues Leal.
Agendamento social para o Cejusc Itinerante

17h às 19h – Palestra: “Políticas Públicas e mediação de conflito” –  Dr. Rogério Monteles; e mesa redonda com profissionais de Psicologia (Profa. Valéria Sena) e Direito (Kércia Karenina)

 

26/04/2018

17h30 às 18h30 – Talk show: “Tribunal Multiportas” – Dra Lucicleide Belo

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email