Nupemec realiza visita técnica ao Cejusc de Floriano e estuda implantação de anexo na Faesf

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Floriano recebeu, nesta quinta-feira (5), visita da coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Lucicleide Belo, e servidores do Nupemec. Segundo a magistrada, a visita técnica teve como enfoque a análise de procedimentos e serviços inerentes à mediação e à conciliação nos Cejuscs. Na oportunidade, a equipe do Nupemec também participou de reunião com representantes da Faculdade de Floriano (Faesf) para tratar sobre a possibilidade de instalação de uma anexo do Cejusc naquela instituição de ensino.

Em atenção à Resolução n°125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, o Nupemec realiza inspeções anuais às unidades dos Cejuscs, na Capital e no interior. Este ano, além de Floriano, também passou por inspeção presencial o Cejusc de Piripiri.

A equipe do Nupemec foi recebida em Floriano pelo magistrado Marcus Klinger, coordenador do Cejusc daquela comarca. Durante a visita, a magistrada Lucicleide Belo reuniu-se com as equipes que atuam no Cejusc e no Juizado Especial Cível e Criminal  e  destacou o compromisso dos Cejuscs de otimizar a prestação jurisdicional. “Tivemos esse encontro com o objetivo de divulgar e alinhar ferramentas de mediação e conciliação utilizadas para alcance do objetivo central, a disseminação da cultura da paz, e para desafogar o Judiciário”, disse.

A coordenador do Nupemec também se reuniu com representantes da Reitoria da Faesf para tratar sobre a possibilidade de instalação de uma anexo do Cejusc naquela instituição de ensino. “Além de se promover a conciliação, temos o objetivo de barrar a litigiosidade com a implantação do Cejusc porque a gente trabalha também no pré-processo”, declarou.

Certificados

Durante o encontro, a magistrada Lucicleide Belo realizou, ainda, a entrega de certificados de dois certificados de conclusão do Curso de Conciliação e Mediação Judicial, promovido em parceria com a Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), a alunos da cidade de Floriano.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email