Palestra sobre LER/DORT alerta magistrados e servidores sobre cuidados com saúde

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (24) a palestra LER/DORT: Prevenção através da Ergonomia. O evento, ministrado pela palestrante Laiana Sepúlveda, graduada em Fisioterapia e doutora em Engenharia Biomédica pela UniCastelo, foi uma realização da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (Sugesq) em associação com a Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

O tema principal do evento foram métodos de prevenção e correção de problemas relacionados à Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e aos Distúrbios Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). De acordo com a palestrante, atividades como essa são fundamentais para a divulgação da chamada “consciência corporal” — ou seja, uma educação dos métodos e técnicas de preservação da estrutura ergonômica do corpo. “O que temos visto recentemente é um aumento no número de pessoas que faltam ou se afastam do trabalho por causa de problemas relacionados à má postura”, diz a médica. “Sentar de mau jeito, por exemplo, pode ocasionar problemas sérios de coluna — o que pode levar o indivíduo a uma aposentadoria precoce por invalidez.”

Durante a palestra, a fisioterapeuta apresentou uma série de dicas e técnicas para melhorar a postura no ambiente de trabalho. De acordo com Laiana, o trabalho sedentário pode levar a problemas como tendinite, bursite, problemas na medula e hérnia. Segundo a palestrante, mudanças simples, como um apoio para as mãos no teclado ou a elevação do monitor do computador com livros podem salvar o paciente de uma série de problemas de ergonomia e aumentar sua qualidade de vida.

Ao fim do evento, os ouvintes puderam fazer perguntas palestrante, que também aplicou, junto com estudantes do 9.º período do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí, emplastros de relaxamento em ouvintes com dores e desconfortos musculares.

Confira os slides da apresentação neste link.

Veja mais fotos da palestra

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email