Início » Coordenadoria da mulher » “Papel da Mulher na Sociedade Atual” é tema de debate no TJ-PI

“Papel da Mulher na Sociedade Atual” é tema de debate no TJ-PI

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Papel da Mulher na Sociedade Atual” foi tema de debate promovido pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e pela Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-PI) nesta sexta-feira (8), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A discussão teve o formato de “Roda de Conversa” e foi conduzida pela juíza Keylla Ranyere, pela delegada Eugênia Villa e pela deputada federal Margarete Coelho, no auditório do TJ-PI. A atividade foi desenvolvida por meio da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (Sugesq), do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa), da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEM) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

A desembargadora Eulália Pinheiro, primeira mulher a ingressar no exercício da magistratura no âmbito do Judiciário Piauiense, afirmou, durante a abertura do evento, “que a mulher simboliza luta, consciência, valores e conquistas na defesa de sua participação na vida política, social, econômica e jurídico”. O evento prestigiou as mulheres que integram o Poder Judiciário piauiense, em especial magistradas e servidoras, e contou com a presença também do presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Martins.

Durante a Roda de Conversa, as convidadas abordaram tópicos relativos à representatividade feminina na sociedade contemporânea. De acordo com a magistrada Keylla Ranyere, “a discussão desse tema é muito importante para o Tribunal de Justiça para que cada dia se possa trabalhar mais na implementação da política nacional de valorização da mulher no Poder Judiciário, visando à participação das mulheres nas ações, nos órgãos de direção, nos cargos de coordenação e de gerência”.

A deputada federal Margarete Coelho ressaltou a relevância do reconhecimento da luta das mulheres e dos direitos por elas já conquistados e enfatizou que “embora as mulheres tenham conquistado muitos direitos que antes não tinham, a luta continua”. “As mulheres precisam se unir e lutar por mais espaço na ocupação dos cargos de poder, cargos políticos, continuar na luta para a consolidação de suas conquistas”, elencou.

Na oportunidade, a delegada Eugênia Villa falou sobre a satisfação de poder discutir o tema O Papel da Mulher na Sociedade Atuale frisou o empenho do Tribunal de Justiça do Piauí na resolução dos casos de violência contra a mulher: “É muito importante para o Poder Judiciário promover um evento como esse. Podemos ver a inequívoca preocupação do TJ-PI com a celeridade dos processos de feminicídio. Isso nos faz acreditar que teremos mudanças”.

O evento contou ainda com um coffee break especial e foi encerrado com a entrega de brindes, feita mediante sorteio.

 

Para ver mais fotos, clique aqui.

 

 

Compartilhe: