Presidente do TJ-PI destaca importância da efetividade da prestação jurisdicional durante inauguração de Fórum e JECC de Piripiri

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Com um investimento de R$ 4.351.661,79, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, inaugurou, na noite desta segunda-feira (29), as obras de reforma e ampliação da sede do Poder Judiciário estadual na cidade de Piripiri (a 180 km). Durante a solenidade, o presidente do TJ-PI destacou a necessidade de tal investimento ser revertido na melhoria da efetividade da prestação jurisdicional.

A área reformada foi de 697,00 m² e a área de ampliação foi equivalente a 1.146,00 m². Com as obras, o Fórum Desembargador João Turíbio Monteiro de Santana, composto por três varas completas (com protocolo, secretarias, salas de audiência, assessorias, gabinetes e recepção), auditório com capacidade para 88 pessoas, Central de Mandados e salas para órgãos auxiliares (Defensoria Pública, Ministério Público, e OAB), passou a abrigar também o Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) Desembargador Osíris Neves de Melo Filho e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins destacou a importância da obra para a efetivação da melhoria da prestação jurisdicional. “Estamos entregando hoje um fórum modernizado, reformado e ampliado. Na verdade, é um novo fórum. Estamos dando melhores condições de trabalho a magistrados, servidores, promotores, defensores, advogados e, principalmente, de atendimento ao jurisdicionado. É importante que esse investimento seja revertido na melhoria da prestação jurisdicional”, declarou o presidente do TJ-PI.

Para o diretor do Fórum, magistrado Raimundo José Gomes, titular da 2ª Vara da comarca de Piripiri, a nova estrutura, mais adequada ao dia a dia forense, atende às demandas locais, viabilizando uma prestação de serviço de maior qualidade à população. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), Celso Barros Neto, também destacou a grandeza da obra e afirmou que o novo prédio dará melhores condições de atuação aos operadores do Direito. Em nome dos piripirienses, o prefeito Luís Menezes agradeceu ao Tribunal de Justiça pelo investimento realizado e ressaltou a relevância de uma maior proximidade entre Judiciário e população.

Selo Digital

Durante a solenidade, o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Hilo Almeida, agraciou as 2ª e 3ª Varas da comarca de Piripiri com o “Selo 100% Digital”, que reconhece o trabalho de digitalização de todos os processos cíveis em tramitação nessas unidades. “A digitalização é um caminho sem volta. Esse é um desafio do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral da Justiça, que será concluído graças ao empenho dos nossos servidores e magistrados. Além de mais agilidade na execução dos trabalhos, os servidores ganham em qualidade de trabalho”, avaliou.

 

 

 

 

 

 

 

 

Solenidade

A solenidade de inauguração da nova sede do Poder Judiciário estadual na cidade de Piripiri contou com a presença ainda dos desembargadores Oton Mário Lustosa, vice-corregedor geral da Justiça do Estado do Piauí, Raimundo Nonato da Costa Alencar, coordenador da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude, Fernando Lopes, diretor-geral da Escola Judiciária do Estado do Piauí, e Pedro Macedo; dos demais juízes que atuam na comarca de Piripiri, magistrados Maria do Rosário de Fátima Dias, Maria Helena Cavalcante e Antônio Oliveira; do secretário geral do TJ-PI, José Wilson Araújo; do presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, juiz Thiago Brandão; do presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí, Carlos Eugênio de Sousa; do secretário estadual de Administração, Merlong Solano; do deputado federal Assis Carvalho; do deputado estadual Marden Menezes; além de magistrados, servidores e autoridades locais.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email