Presidente do TJ-PI outorga Colar do Mérito Judiciário ao capitão Benjamin Dante em cerimônia virtual

 
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, conduziu, hoje (2), solenidade de outorga do Colar do Mérito Judiciário ao capitão de Fragata e capitão dos Portos do Piauí, Benjamin Dante Rodrigues Duarte Lima. O ato solene aconteceu de forma virtual, sendo transmitido por meio do canal oficial do TJ-PI na plataforma Youtube. A comenda Colar do Mérito Judiciário é a mais alta honraria concedida pelo TJ-PI a pessoas e instituições, nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes contribuições à área jurídica e à Justiça, de modo geral. A medalha acompanha roseta e diploma assinados pelo presidente do Poder Judiciário piauiense.

Benjamin Dantes Rodrigues ingressou na Guarda da Marinha em 13 de dezembro de 1997; foi segundo tenente em 17 de janeiro de 1999 e primeiro tenente em 25 de dezembro de 2000. Foi também capitão tenente em 25 de dezembro de 2003; capitão de corvete em 25 de dezembro de 2009 e capitão de Fragata em 25 de dezembro de 2015.

O magistrado Marcelo Mesquita, juiz da 2ª Vara Criminal da comarca de Parnaíba, fez a saudação ao homenageado em nome do Poder Judiciário piauiense. “O comandante Dante é uma pessoa dedicada, séria no trabalho que faz. Pude acompanhar, aqui em Parnaíba, o relevante trabalho social desenvolvido por ele à frente da Capitania dos Portos do Piauí. Parabéns pelo seu trabalho, sua trajetória”, disse.

O homenageado agradeceu ao TJ-PI pela honraria e disse que estava ansioso para recebê-la. “Essa homenagem tem um significado imensurável. É um momento de emoção, que coroa esses dois anos que estive aqui no Piauí. Foram dois anos profícuos, de muito trabalho, em que enfrentamos problemas graves, como a questão das enchentes e o inédito derramamento de óleo no litoral. Fui muito bem recebido e, como já disse em algumas ocasiões, espero voltar a morar aqui”, disse o capitão, que irá assumir posto da Marinha em Belém (PA).

Ao finalizar a solenidade, o presidente do TJ-PI destacou que a comenda é um reconhecimento do Poder Judiciário àqueles que contribuem para o desenvolvimento do Piauí e da sociedade piauiense. Além do Colar do Mérito Judiciário, o capitão Benjamin Dante também recebeu uma placa encaminhada pelo governador Wellington Dias em reconhecimento ao bom trabalho desempenhado à frente da Capitania dos Portos do Piauí, tendo colaborado de forma significativa para o progresso do Estado.

Comissão de outorga

O Colar do Mérito Judiciário é regulamentado pela Resolução 15/1994. A comissão responsável pela outorga da honraria é formada pelo presidente do TJ-PI e pelos dois desembargadores mais antigos. Anualmente, na primeira quinzena de dezembro, a comissão se reúne ordinariamente para discutir quem serão os agraciados com o Colar — contudo, reuniões extraordinárias podem acontecer em qualquer época do ano.

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email