Rede de Governança Colaborativa do Piauí discute as Metas Nacionais do Poder Judiciário 2020

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio da Secretaria de Gestão Estratégica (Seges), participou, na manhã desta quarta-feira (14), de reunião com os dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI) e o Tribunal Regional do Trabalho da 22.ª Região (TRT-22). De acordo com o secretário de Planejamento do TJ-PI, Sérgio Miranda, o encontro faz parte da agenda da Rede Justiça e discutiu assuntos pertinentes ao cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano 2020. A reunião aconteceu na sede do TRE-PI.

Os referidos tribunais fazem parte da Rede Justiça, modelo criado no âmbito estadual para atender às diretrizes estabelecidas pela Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. Dentre as principais atribuições da Rede, estão a necessidade de integração entre os tribunais do Estado para o fomento de medidas e alternativas capazes de solucionar demandas jurídicas e a necessidade de proporcionar um espaço mais democrático à participação de outros tribunais nas ações do Judiciário.

De acordo com o secretário Sérgio Miranda, a promoção de reuniões periódicas com os membros da Rede de Governança é “muito importante, pois permite o compartilhamento de experiências e boas práticas adotadas em cada tribunal e o processo de formulação das metas nacionais”.

Outro tema levantado durante o encontro foi o “Prêmio CNJ de Qualidade”, instituído em maio deste ano pelo Conselho Nacional de Justiça. O Prêmio é atribuído aos tribunais que melhor se posicionarem no ranking geral, considerando critérios como desempenho e produtividade. No debate, também foi ressaltada a importância para magistrados e servidores adequarem às suas práticas três eixos que norteiam o Prêmio CNJ: Governança, Produtividade e Transparência e Informação.

“A avaliação de todos esses critérios, que é feita de forma segmentada em cada tribunal, ajuda como um estímulo e reconhecimento ao trabalho prestado por magistrados e servidores, o que contribui inclusive na qualidade de vida destes”, complementa Sérgio Miranda.

Rede Justiça
A Rede Justiça segue as diretrizes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário no Piauí. O documento de que cria a Rede Justiça foi assinado pelos presidentes do TJ-PI, desembargador Sebastião Martins, do TRE-PI, desembargador Francisco Antônio Paes Landim, e do TRT-22, desembargadora Liana Chaib, no dia 28 de maio deste ano.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email