Setembro Amarelo: servidores participam de roda de conversa sobre prevenção ao suicídio

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Prevenção e diálogo. Esses foram os eixos da Roda de Conversa “Setembro Amarelo: Você Não Está Sozinho”, organizado pela Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (Sugesq) e pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa). O evento, que aconteceu na antiga capela do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), contou com a presença de psicólogos, assistentes sociais, servidores do TJ-PI, além do presidente do Tribunal, desembargador Sebastião Martins, e do vice-presidente do TJ-PI, Haroldo Rehem.

O evento foi em tom de diálogo, com a platéia podendo fazer perguntas e comentários a qualquer momento. De acordo o voluntário Joaquim de Moraes, do Centro de Valorização à Vida (CVV), a dinâmica do evento refletiu o modo de atendimento, que preza pelo diálogo e pela fala. “Nós acreditamos que a fala, que esvaziar o que estamos sentindo por dentro, é a melhor alternativa”, assevera. O voluntário também acredita que iniciativas como esta do TJ-PI são relevantes para a conscientização e prevenção ao suicídio. “Nós queremos entrar em todos os espaços”, diz. “Então para nós é muito bom estar aqui levando essa palavra amiga para os servidores do Tribunal”, complementa.

Durante a roda de conversa, as perguntas variaram desde questões a respeito do funcionamento do CVV a assuntos relacionadas ao cuidado com amigos e pessoas próximas. Dentre outras, as que mais geraram interesse foram aquelas relacionadas à aproximação a pessoas mais fechadas ou que recusam ajuda.

“Nós sabemos que o mês de setembro é o mês de prevenção e combate ao suicídio, que é um mal que está bastante presente na nossa sociedade. Então nós organizamos, junto com a Sugesq e o Nusa, essa roda de conversa com a intenção de trazer informações e uma ajuda aqui aos servidores do TJ-PI”, declarou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Para Juliana Vilanova, integrante do Nusa, a iniciativa foi satisfatória. “Esperamos que com essa roda de conversa os servidores do TJ-PI tenham esclarecido suas dúvidas a respeito dessa questão, que é tão importante e tão delicada nos dias atuais”, afirmou. Já para Micheline Palha Dias, psicóloga da Sugesq, além da conscientização e da promoção do Setembro Amarelo, a atividade também foi importante para que o público presente conhecesse “alguns sinais de sofrimento psíquicos como forma de prevenção do comportamento de risco”, disse.

CVV
O Centro de Valorização à Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email