Teletrabalho: TJ-PI atinge mais de um milhão de atos processuais durante isolamento social

Publicado por: Victor Bruno

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí ultrapassou a marca de um milhão de atos processuais realizados durante o regime preferencial de teletrabalho, instituído pela Portaria n.º 906/20, no último dia 17 de março. Os dados estão disponíveis na plataforma de Produtividade Semanal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre os dias 17 março e 3 de maio, data da última atualização, foram expedidas 28.374 sentenças e acórdãos e 26.165 decisões. Ao todo, 72.814 despachos foram feitos e quase 877 mil movimentações processuais foram realizadas. No total, 1.003.712 atos foram executados nas sete semanas de regime de teletrabalho, o que indica uma média de 143.387 atos por semana. Além disso, o TJ-PI já destinou cerca de R$ 755 mil reais para o combate ao coronavírus neste período, dado também informado no painel do CNJ.

Para o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), esses números confirmam o esforço de magistrados e servidores para manterem a boa prestação jurisdicional, mesmo que remotamente, e a importância da digitalização do Judiciário. “Realmente, esses números reforçam o compromisso que os servidores e colaboradores da Justiça têm para o jurisdicionado piauiense, assim como mostram a seriedade dos nossos magistrados”, disse o desembargador. “Também podemos observar a importância que recursos digitais como o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) têm para a manutenção do trabalho da Justiça. Isso demonstra a necessidade de ampliarmos ainda mais a digitalização do Judiciário, pauta que tem sido um dos pilares da nossa gestão, com um trabalho valoroso da Corregedoria Geral da Justiça”, completou.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hilo de Almeida, este é um momento que sublinha o compromisso do poder Judiciário com a continuidade do trabalho prestado à sociedade piauiense. “A Justiça não pode parar. Todos no Tribunal de Justiça e na Corregedoria têm se esforçado durante o regime de trabalho remoto para entregar à população o serviço que merece. Quero agradecer nossos servidores e magistrados pelo empenho, reforçando a importância do seu trabalho nesse momento”, declarou.

Teletrabalho

Por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJ-PI atua em regime de plantão extraordinário, com adoção de teletrabalho e trabalho remoto. O plantão extraordinário nas primeira e segunda instâncias funciona das 8h às 14h, em dias úteis. Magistrados, servidores, colaboradores e estagiários exercem suas atividades remotamente. A medida é regulamentada pela Portaria nº 1020/2020, da Presidência do TJ-PI e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email