Teletrabalho: TJ-PI ultrapassa 2 milhões de atos processuais realizados durante regime de isolamento social

Publicado por: Victor Bruno

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) superou nesta semana a marca de 2 milhões de atos processuais realizados desde a instauração do regime de teletrabalho. Os dados são da plataforma de Produtividade Semanal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os dias 17 março e 5 de junho, data da última atualização, foram expedidas 52.618 decisões, além de 51.415 sentenças e acórdãos. Foram realizados, ainda, 1.847.010 movimentações e 136.831 despachos. No total, 2.087.874 atos foram executados nas dezesseis semanas de regime de teletrabalho, o que indica uma média de cerca de 130 mil atos por semana.

Para o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), esses números confirmam o comprometimento contínuo do Poder Judiciário com a prestação de serviços para o jurisdicionado piauiense, especialmente neste difícil momento de pandemia da Covid-19. “São números que evidenciam o compromisso constante que nós, colaboradores da Justiça, temos para com o jurisdicionado. Nosso compromisso é continuar prestando o melhor serviço possível, com o maior grau de celeridade, dentro das atuais condições”, disse o desembargador.

O presidente do TJ-PI também voltou a destacar a importância da digitalização do Judiciário: “Também podemos observar a importância que recursos digitais como o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) têm para a manutenção do trabalho da Justiça”. “Uma estratégia importante que temos adotado é a viabilização máxima de audiências pela internet, por videoconferência. Temos adotado essa modalidade em todos os setores da Justiça. Isso demonstra a necessidade de ampliarmos ainda mais a digitalização do Judiciário, pauta que tem sido um dos pilares da nossa gestão, com um trabalho valoroso da Corregedoria Geral da Justiça”, completou.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hilo de Almeida, este é um momento que sublinha o compromisso do poder Judiciário com a continuidade do trabalho prestado à sociedade piauiense. “A Justiça não pode parar. Todos têm se esforçado durante o regime de trabalho remoto para entregar à população o serviço que merece. Quero agradecer nossos servidores e magistrados pelo empenho, reforçando a importância do seu trabalho nesse momento”, declarou.

Teletrabalho
Por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJ-PI atua em regime de plantão extraordinário, com adoção de teletrabalho e trabalho remoto. O plantão extraordinário nas primeira e segunda instâncias funciona das 8h às 14h, em dias úteis. Magistrados, servidores, colaboradores e estagiários exercem suas atividades remotamente. A medida é regulamentada pela Portaria nº 1020/2020, da Presidência do TJ-PI e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email