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“Teresina em Ação”: Nupemec, Cejusc e Ouvidoria do TJ-PI prestam atendimentos na última edição do ano

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Mais de 1.300 atendimentos foram prestados pelas unidades de mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc), nas edições do “Teresina em Ação” promovidas este ano. A última edição do projeto aconteceu neste sábado (14), no bairro Portal da Alegria, zona Sul de Teresina, e contou com a participação da Ouvidoria do TJ-PI, em parceria com a Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Piauí.

O “Teresina em Ação” é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina com o apoio da Rede Clube, realizada mensalmente e em diferentes zonas da Capital, com o objetivo de atender demandas da população no tocante às áreas de cidadania, educação, lazer, cultura e saúde.

No setor de cidadania, as equipes do Nupemec e Cejusc têm oferecido seus serviços de mediação, atuando no esclarecimento de dúvidas sobre demandas jurídicas, nos âmbitos cível e de família, e também fazendo agendamentos de sessões de mediação para os interessados em solucionar conflitos judiciais e extrajudiciais.

De acordo com a coordenadora de políticas judiciais e cidadania do Tribunal de Justiça do Piauí, Patrícia Barros, além de “mais de 1.300 atendimentos prestados ao cidadão, nas 10 edições em que as unidades de conciliação e mediação do TJ-PI participaram, cerca de 50 mediações judiciais (pré-processuais e processuais) também foram agendadas”.

Já a Ouvidoria, canal de transparência e comunicação do TJ-PI com a sociedade, atuou no esclarecimento de dúvidas e recebimento de sugestões por parte dos cidadãos participantes.

Parceiros

Demais instituições parceiras do projeto também ofereceram seus serviços habituais, como agendamento e emissão de documentos (título de eleitor, CPF, identidade, alistamento militar, carteira estudantil), cadastramento em programas sociais do Governo Federal, orientação para microempreendedor individual, educação ambiental, atividades lúdicas para crianças, emissão do passe livre de idosos e pessoas com deficiência, orientações sobre o Programa Bolsa Família, dentre outros.

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