TJ-PI conta com salas de acolhimento para crianças durante programação da 14ª Semana Nacional da Conciliação

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Como nas edições anteriores da Semana Nacional da Conciliação, este ano o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) está dispondo de salas de acolhimento com espaço recreativo para as crianças. O intuito é proporcionar um local seguro aos pequenos quando do momento das audiências de conciliação entre seus pais (partes) e as equipes voluntárias de mediadores e conciliadores. No Piauí, mais de 2.500 mesas de negociação estão agendadas para a 14ª edição da Semana, que acontecerá até esta sexta-feira (8).

Durante as sessões, as crianças estão sendo acolhidas em um ambiente equipado com brinquedos e jogos, por uma equipe composta por voluntários, entre mediadores, estagiários, servidores e demais parceiros. A recreação envolve diversas atividades lúdicas, como técnicas de modelagem, pinturas e desenhos, que estimulam a parte socioeducativa da criança. Além disso, o espaço assistirá também os idosos familiares das pessoas participantes das audiências.

Em Teresina, foram instalados dois espaços lúdicos, situados no 5º andar do Fórum Cível e Criminal de Teresina e na Casa de Justiça e Cidadania (Cenajus). Diversas instituições e órgãos parceiros contribuíram para viabilizar o espaço recreativo.

Programação

A programação da campanha envolve, além das audiências de conciliação, a apresentação dos resultados de exames de DNA, coletados no mês de agosto, pelas equipes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e  da Justiça Itinerante, com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí e  de demais instituições.

Parceiros

Para viabilização do espaço recreativo nas salas de acolhimento, as equipes de voluntários contaram com o auxílio de diversas instituições e órgãos públicos, dentre eles, a Escola Judiciária do Estado do Piauí, o Ministério Público do Estado do Piauí e a Defensoria Pública Estadual, a Associação dos Magistrados Piauienses, a Sociedade de Advogados Barbosa e Paz, as faculdades CET, Cesvale e Uninovafapi, a Escola de Música Dona Gal, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina, o Grupo Meio Norte de Comunicação e também o Carvalho Super, que contribuiu ainda com a doação de lanches às crianças.

Confira mais fotos:

IMG_5106

 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email