Início » TJPI » Destaques » TJ-PI e Governo do Estado firmam Termo de Cooperação para aperfeiçoamento de recursos humanos

TJ-PI e Governo do Estado firmam Termo de Cooperação para aperfeiçoamento de recursos humanos

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e o Governo do Estado do Piauí firmaram, nesta terça-feira (16), Termo de Cooperação visando à integração institucional e ao aperfeiçoamento técnico de recursos humanos. A parceria se dará por meio da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) e da Escola de Governo do Estado do Piauí (Egepi), vinculada à Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Sead-Prev). O Termo foi assinado durante solenidade realizada no Palácio de Karnak.

O documento foi assinado pelo presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, pelo diretor-geral da Ejud-PI, desembargador Fenando Lopes, pelo governador Wellington Dias e pelo secretário estadual de Administração e Previdência, Ricardo Pontes.

De acordo com o desembargador Fernando Lopes, o Termo tem por objetivo a mútua cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural, bem como intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre as duas Escolas, com ênfase na pesquisa jurídica e realização de atividades acadêmicas, notadamente cursos de capacitação e atualização, fóruns, eventos, conferências, seminários, encontros, debates e palestras de interesses comuns entre Ejud-PI e Egepi.

A primeira atividade prevista por meio dessa parceria é a capacitação de servidores do Executivo estadual para o uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), ferramente já utilizada pelo Poder Judiciário piauiense para o trânsito de processos administrativos. O sistema permite a redução de gastos com papel e maior celeridade na tramitação dos feitos. Além disso, o SEI oferece total segurança, ferramentas de controle e rastreamento.

“Esse sistema elimina o uso do papel, simplificando o andamento dos processos, dando agilidade aos procedimentos e gerando mais eficiência nos atendimentos, além de economia para o Estado. Da mesma forma, capacitaremos os servidores do Tribunal de Justiça em outras áreas, como parcerias público-privadas e controle de administração de pessoal”, afirmou o governador Wellington Dias.

Segundo a diretora da Escola de Governo do Piauí, Janaína Mapurunga, a parceria também estabelece uma relação de vagas entre os cursos oferecidos nas duas instituições. “As vagas dos cursos da Escola de Governo estarão disponíveis para os servidores do Judiciário, assim como os cursos deles estarão disponíveis aos servidores do Estado”, atentou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email