TJ-PI obtém aumento expressivo na produtividade no primeiro quadrimestre de 2017

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A Administração do Tribunal de Justiça do Piauí, que tem como objetivos a efetividade e a eficiência na prestação jurisdicional, obteve os primeiros resultados positivos da atual gestão, através do aumento expressivo da produtividade no primeiro quadrimestre, no segundo grau, comparada com o ano passado, tanto nos processos de competência do tribunal pleno, como no dos órgãos fracionários.

Os resultados foram obtidos com gestão participativa, tendo a frente o Des. Erivan Lopes, Presidente, procurando desenvolver soluções pontuais para melhoria da prestação jurisdicional.

Dentre as iniciativas recentemente adotadas destacam-se a eliminação da leitura do relatório durante as sessões, que são disponibilizados previamente aos demais desembargadores; o julgamento de processos em bloco de matérias similares; designação de sessões extraordinárias; início das sessões nos horários previamente agendados; a imediata inclusão em pauta dos processos enviados pelos gabinetes dos desembargadores à Secretaria Judiciária.

O Tribunal de Justiça do Piauí deverá melhorar ainda mais os índices de produtividade no restante do ano, haja vista terem sido criadas 06 (seis) Câmaras de Direito Público por Resolução, para julgamento de algumas matérias afetas ao Tribunal Pleno, com previsão de funcionamento a partir do mês de julho do corrente ano; o funcionamento do Auditório de Sessões das Câmaras Reunidas recentemente inaugurado; e, a instalação do Gabinete de Apoio aos Desembargadores que visa sanear as unidades com grande acervo processual.

Destaca-se que a implementação dessas medidas não geraram nenhum aumento de despesa para o Tribunal e exigiu tão somente a adoção de boa prática administrativa que foi constituir as 1ª, 2ª 3ª e 4ª Câmaras de Direito Público a partir das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Câmaras Cíveis, e as 5ª e 6ª Câmaras de Direito Público a partir das 1ª e 2ª Câmaras Criminais.

Ademais, todas essas iniciativas, acrescidas do empenho dos desembargadores e servidores do TJ-PI, visam melhorar os índices de produtividade e o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça.

Neste contexto, o Tribunal de Justiça do Piauí conseguiu, através de gestão responsável, transparente e participativa melhorar sua efetividade, aumentar o total de processos julgados em 117,14% nas Câmaras Cíveis, 39,76% nas Câmaras Criminais, 17,64% nas Câmaras Reunidas e 54,13% no Tribunal Pleno, totalizando 78,23% na produtividade neste primeiro quadrimestre.

FONTE: Secretaria Judiciária e Tribunal Pleno

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email