Início » TJPI » Destaques » TJ-PI promoverá palestra sobre LER/DORT dia 24 de maio

TJ-PI promoverá palestra sobre LER/DORT dia 24 de maio

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (Sugesq), do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), realizará, no dia 24 de maio, a palestra “L.E.R/D.O.RT: Prevenção através da Ergonomia”, ministrada pela fisioterapeuta Laiana Sepulveda de Andrade Mesquita. O evento acontecerá na sala das Câmaras Reunidas Cíveis (antiga Capela), às 08h30.

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER), também chamada de Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), é uma síndrome que afeta tendões, músculos e nervos, principalmente dos músculos superiores, sobrecarregando os sistemas muscular e esquelético. Em geral, é provocada por movimentos contínuos e reincidentes, associados a uma postura inadequada, excesso de esforço e estresse.

Segundo a superintendente do Nusa, Vanessa Tapety, o evento será promovido em alusão ao Mês do Trabalhador (maio) e visa à conscientização do corpo funcional acerca dos cuidados com a saúde, principalmente no caso de esforços contínuos e repetitivos. Na ocasião, haverá aplicação de bandagem funcional e dry needling (agulhamento a seco). Ao final, será servido um lanche para os presentes.

A palestrante Laiana Sepulveda é graduada em Fisioterapia, pós-graduada em Osteopatia e Docência do Ensino Superior, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e doutora em Engenharia Biomédica pela UniCastelo. Possui atuação nas áreas de Osteopatia (D.O), Reeducação Postural Global (RPG), traumato-ortopedia e ergonomia. Atualmente, é docente adjunta da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas Notícias