TJ-PI recebe coleção completa da obra do Pe. Antônio Vieira

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio do Presidente Desembargador Erivan Lopes, foi presenteado com uma coleção completa da obra do Pe. Antônio Vieira, na manhã desta terça-feira (27/03). A entrega foi feita pelo Pe. Vicente Zorzo. Estiveram presentes o juiz auxiliar da Presidência, Manoel Dourado, a assessora de comunicação do Diocesano, Camila Oliveira e o Oficial de Justiça, Lopes.

Ao fazer a entrega, Pe. Vicente Zorzo explicou que a obra é composta por 30 volumes que representam 30 anos de pesquisa referentes ao trabalho de António Vieira. “Estamos no Brasil com este gesto simbólico presenteando as instituições com uma solidez cultural e política.

O Presidente Erivan Lopes agradeceu a homenagem e ressaltou que ter este reconhecimento mostra que o Judiciário goza de transparência e confiança da sociedade, representada, neste ato, por uma das instituições mais influentes, que é a igreja.

A OBRA
Produzida pela Edições Loyola, a coleção é composta por 30 livros, que abrangem cartas, sermões, textos proféticos, políticos, escritos sobre os judeus e índios, poesia, teatro e diversos escritos inéditos. Devido ao seu extenso conteúdo, as obras foram concluídas apenas no final do ano de 2015, uma vez que exigiu 10 anos de trabalho de 52 especialistas, uma equipe de tradutores de latim, investigações em arquivos de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, México e Inglaterra.

O PADRE ANTÓNIO VIEIRA
As iniciativas do Padre Antônio Vieira foram fruto de sua prática missionária e experiência política. Diplomata, reformador social, apóstolo e protetor dos índios, administrador, pregador e literato; com a palavra falada e escrita, sustentou ásperas batalhas a favor da pátria, da liberdade dos índios e dos cristãos novos. Vieira foi uma das maiores figuras do pensamento luso-brasileiro do século XVII. Pregava com a mesma facilidade, compreensão, elevação e beleza formal a escravos negros de um engenho de açúcar, a índios de catequese nas ribeiras do Amazonas, em momentos de crise nacional – despertando as consciências contra a invasão holandesa de Pernambuco e a castelhana de Alentejo –, e sentia-se à vontade nos púlpitos da Bahia, do Maranhão, da capela real de Lisboa e da corte pontifícia de Roma.

HOMENAGEM
A doação, que faz parte da comemoração aos 112 anos do Colégio Diocesano e aos 15 anos da Educação Infantil, busca também disseminar a história do padre que se destacou por ser um pregador eloquente e pelas defesas dos índios e judeus. “As obras se tornam uma referência de toda a construção da sociedade. Antônio Vieira foi uma presença marcante na história, nos fazendo entender sobre o fenômeno humano e a preocupação pelo bem de todas as pessoas. Com o auxílio das obras, podemos evitar cometer erros que marcaram o passado”, ressalta o Diretor Geral, Padre Vicente Zorzo.

FONTE: Ascom TJ-PI
Com informações da assessoria do DIocesano

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email