TJ-PI recebe treinamento para instação de sala especial para crianças e adolescentes

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

Crianças e adolescentes em situação de risco e violência passarão a ter um sala especial com monitoramento multidisciplinar destinada à escuta,  ligada à 1ª Vara da Infância e da Juventude e à 6ª Vara Criminal (ambas em Teresina). Para tanto, o TJ-PI recebe durante toda segunda-feira, 25.09, treinamento, em parceria com a Escola Judiciária Piauiense (EJUD), dado pela juíza do TJ-MA Karla Jeane Matos de Carvalho, e pela assistente social Jacqueline Brito Oliveira.

Foto: Fernando Castelo Branco

A capacitação tem a finalidade de desenvolver competências junto aos servidores das equipes multidisciplinares ligadas às referidas varas para que estes auxiliem os magistrados durante os depoimentos especiais de crianças e adolescentes que estejam passando por situação de violência.

Além de resguardar a segurança do menor, a sala também possibilitará que profissionais como assistentes sociais e psicólogos possam colher depoimentos e dados necessários para elaboração de acompanhamentos sem que a criança ou adolescente volte a vivenciar o abuso de maneira repetitiva, agravando assim um quadro de violência psicológica.

As salas especiais foram criadas pelo TJ-RS e sua adoção nos demais tribunais passou a existir recomendada na resolução 033/2010 do Conselho Nacional de Justiça.

O Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, esteve na sala de treinamentos ressaltando a importância da instalação das salas especiais, o que para ele configura mais um avanço no Tribunal.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email