TJ-PI recebe “visita virtual” do presidente do STF e do CNJ, ministro Dias Toffoli

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) recebeu, nesta quarta-feira (15), a visita institucional virtual do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Dias Toffoli. Na ocasião, o ministro destacou os avanços do Judiciário piauiense e a importância da Justiça Estadual para a pacificação social e o desenvolvimento do País. A reunião faz parte da agenda de visitas de Dias Toffoli a todos os tribunais brasileiros. O objetivo é conhecer a realidade local e os problemas dos diversos tribunais.

Ao abrir a reunião, o presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou e agradeceu o apoio da gestão do ministro Dias Toffoli ao Tribunal, sobretudo na consolidação do Processo Judicial Eletrônico e do Programa Justiça Presente, promovido pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

“Graças à modernização do Judiciário piauiense, resultado também de investimentos realizados em gestões anteriores, temos conseguido dar continuidade à prestação jurisdicional neste difícil momento de pandemia. Durante o período de teletrabalho, realizamos mais de 2,5 milhões de atos processuais. Para isso, contamos também com o importante apoio do CNJ”, destacou o desembargador, agradecendo ao ministro pelo grande legado deixado por sua gestão à modernização do TJ-PI.

O ministro Toffoli fez um balanço de sua gestão, reconheceu as melhorias e avanços do TJ-PI e também do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI). Destacou, ainda, a importância do diálogo institucional entre os atores que compõem o sistema de Justiça,  da cooperação entre os Tribunais brasileiros. “Em recente pesquisa do Data Folha, divulgou-se que o Judiciário é o Poder mais acreditado da nação. Essa boa avaliação mostra a importância do Poder Judiciário brasileiro, que é um dos mais operosos do mundo, em quantidade e qualidade”, disse o ministro, afirmando que, mesmo neste período de recomendação de distanciamento social, o Judiciário tem conseguido prestar seus relevantes serviços aos cidadãos brasileiros, ajudando a garantir desenvolvimento social e econômico ao resguardar o direito dos jurisdicionados.

Já o presidente do TRE-PI, desembargador José James Pereira, instituição que também recebeu a visita virtual, destacou que o Piauí já alcançou 100% de biometria em todo o Estado, com um eleitorado de pouco mais de 2 milhões de cidadãos cadastrados, e que está preparado para a realização das eleições municipais com segurança.

Presenças

Participaram ainda do encontro os desembargadores Haroldo Rehem, vice-presidente do TJ-PI, Hilo de Almeida, corregedor-geral da Justiça, Oton Lustosa, vice-corregedor, Erivan Lopes, vice-presidente do TRE-PI, e Carlos Vieira von Adamek, secretário-geral do CNJ; os magistrados Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Leonardo Brasileiro, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, José Airton Medeiros, Antônio Soares, Aderson Nogueira, Valdemir Ferreira e Agilberto Gomes Machado; os secretários do TJ-PI José Wilson Araújo e Sérgio Miranda; a procurador-geral da Justiça do Piauí, Carmelina Moura; o defensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Neto; o advogado Charlles Max; além de servidores do STF, CNJ, TJ-PI e TRE-PI.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email