Início » TJPI » Destaques » “Todas as atividades foram conduzidas de maneira exitosa”, avalia coordenador sobre SNC 2019

“Todas as atividades foram conduzidas de maneira exitosa”, avalia coordenador sobre SNC 2019

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Após uma semana intensa de conciliação, negociação e promoção da cultura da paz, a XIV Semana Nacional da Conciliação chega ao fim das suas atividades nesta sexta-feira (8). A programação de encerramento teve clima de celebração e dever cumprido. Assim como na abertura, a cerimônia contou com a presença do desembargador Olímpio Galvão, coordenador da Semana Nacional da Conciliação no Piauí e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 2.º Grau, da juíza Lucicleide Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e do juiz Virgílio Madeira Filho, coordenador do Cejusc – Teresina.

Inicialmente, foi realizada visita ao Cejusc II, localizado no Centro de Teresina. Lá, a Escola de Música Dona Gal, colaboradora do projeto Música para Conciliar, fez uma apresentação musical para marcar o início do último dia de atividades no local. Durante a visita, o desembargador Olímpio Galvão conheceu as instalações do Cejus II, inclusive o espaço especial montado para o balcão de negociações da Agespisa. Em seguida, magistrados e desembargador se dirigiram ao Cejusc 2.º Grau, no Fórum Cível e Criminal da Comarca de Teresina.

O desembargador Olímpio Galvão se mostrou satisfeito com os resultados aferidos até o momento e enfatizou a alegria dos colaboradores que fizeram parte da iniciativa. “Essa foi uma semana muito alegre, muito ativa; os voluntários vestiram a camisa da Semana, e isso com certeza colaborou para que todas as atividades fossem conduzidas de maneira exitosa”, declarou.

Opinião parecida é a da juíza Lucicleide Belo, que enfatizou a conscientização promovida pela Semana. “Este evento”, disse a magistrada, “serve para conscientizar a população sobre o papel que a conciliação tem para forjar uma cultura da paz social”. “Ainda temos muito que fazer para solidificar essa cultura. Precisamos trabalhar para que as partes entendam que é possível que elas ajustem os termos dos seus conflitos e cheguem a uma solução”, avaliou.

Ao fim da cerimônia, o juiz Virgílio Madeira Campos também fez uma consideração sobre as atividades desenvolvidas desde segunda-feira. Para ele, a Semana Nacional da Conciliação foi um período de intensificação de atividades que o Cejusc e o Nupemec já desenvolvem no ano inteiro. “O Piauí certamente está junto aos estados mais avançados em matéria de conciliação. Desde fevereiro estamos instaurando as audiências de mediação e conciliação preconizadas pelo Código de Processo Civil, e a Semana Nacional da Conciliação intensificou o que já estamos fazendo aqui durante todo o ano”, disse o magistrado.

 

Celebração
Na data de hoje (8), coordenadores magistrados, servidores e demais colaboradores que atuam na promoção da cultura de paz no âmbito do Cejusc 2º Grau rememoraram o primeiro ano de existência da unidade. Na oportunidade, as equipes simbolizaram a comemoração com um bolo.

 

 

Mais fotos:

IMG_5231

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email