Início » Destaques » “Todas as atividades foram conduzidas de maneira exitosa”, avalia coordenador sobre SNC 2019
 

“Todas as atividades foram conduzidas de maneira exitosa”, avalia coordenador sobre SNC 2019

Após uma semana intensa de conciliação, negociação e promoção da cultura da paz, a XIV Semana Nacional da Conciliação chega ao fim das suas atividades nesta sexta-feira (8). A programação de encerramento teve clima de celebração e dever cumprido. Assim como na abertura, a cerimônia contou com a presença do desembargador Olímpio Galvão, coordenador da Semana Nacional da Conciliação no Piauí e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 2.º Grau, da juíza Lucicleide Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e do juiz Virgílio Madeira Filho, coordenador do Cejusc – Teresina.

Inicialmente, foi realizada visita ao Cejusc II, localizado no Centro de Teresina. Lá, a Escola de Música Dona Gal, colaboradora do projeto Música para Conciliar, fez uma apresentação musical para marcar o início do último dia de atividades no local. Durante a visita, o desembargador Olímpio Galvão conheceu as instalações do Cejus II, inclusive o espaço especial montado para o balcão de negociações da Agespisa. Em seguida, magistrados e desembargador se dirigiram ao Cejusc 2.º Grau, no Fórum Cível e Criminal da Comarca de Teresina.

O desembargador Olímpio Galvão se mostrou satisfeito com os resultados aferidos até o momento e enfatizou a alegria dos colaboradores que fizeram parte da iniciativa. “Essa foi uma semana muito alegre, muito ativa; os voluntários vestiram a camisa da Semana, e isso com certeza colaborou para que todas as atividades fossem conduzidas de maneira exitosa”, declarou.

Opinião parecida é a da juíza Lucicleide Belo, que enfatizou a conscientização promovida pela Semana. “Este evento”, disse a magistrada, “serve para conscientizar a população sobre o papel que a conciliação tem para forjar uma cultura da paz social”. “Ainda temos muito que fazer para solidificar essa cultura. Precisamos trabalhar para que as partes entendam que é possível que elas ajustem os termos dos seus conflitos e cheguem a uma solução”, avaliou.

Ao fim da cerimônia, o juiz Virgílio Madeira Campos também fez uma consideração sobre as atividades desenvolvidas desde segunda-feira. Para ele, a Semana Nacional da Conciliação foi um período de intensificação de atividades que o Cejusc e o Nupemec já desenvolvem no ano inteiro. “O Piauí certamente está junto aos estados mais avançados em matéria de conciliação. Desde fevereiro estamos instaurando as audiências de mediação e conciliação preconizadas pelo Código de Processo Civil, e a Semana Nacional da Conciliação intensificou o que já estamos fazendo aqui durante todo o ano”, disse o magistrado.

 

Celebração
Na data de hoje (8), coordenadores magistrados, servidores e demais colaboradores que atuam na promoção da cultura de paz no âmbito do Cejusc 2º Grau rememoraram o primeiro ano de existência da unidade. Na oportunidade, as equipes simbolizaram a comemoração com um bolo.

 

 

Mais fotos:

IMG_5231

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email