Início » TJPI » Destaques » Violência doméstica: Ejud-PI promove curso de Grupo Reflexivo para orientar homens agressores de mulheres sobre a matéria

Violência doméstica: Ejud-PI promove curso de Grupo Reflexivo para orientar homens agressores de mulheres sobre a matéria

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), em parceria com a Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Teresina ,promoveu, entre os dias 30 e 31 de outubro, curso de formação e capacitação para grupos reflexivos que atuam junto às audiências de custódia. O conteúdo programático foi ministrado pelo instrutor João Wesley Domingues, servidor do Núcleo Judiciário da Mulher, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT), na sede da Ejud-PI.

O curso teve por objetivo capacitar os participantes para o acolhimento e orientação psicossocial de homens agressores de mulheres, com o intuito de conscientizá-los acerca da violência doméstica e suas consequências.

Durante os dois dias, foram detalhados conceitos e aplicações relativas à Lei Maria da Penha, bem como temas ligados à comunicação não violência, masculinidades e auto-responsabilização. De acordo com o magistrado Vidal de Freitas Filho, juiz titular da VEP de Teresina, a formação de grupos reflexivos é uma alternativa eficaz ainda ao problema da superlotação carcerária.

Dessa forma, os indivíduos envolvidos em casos desta natureza são orientados a refletirem e ressignificarem seus papéis sociais, desmistificarem crenças e a compreenderem os direitos das mulheres e questões de gênero.

Participaram também  da formação, que contou com 12 horas/aula de carga horária, servidores da Coordenadoria da Mulher, da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) e da Secretaria Municipal da Mulher, da Prefeitura de Teresina.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email