Abertas inscrições para o curso “Português Jurídico”

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) abriu, nesta sexta-feira (8), inscrições de vagas remanescentes para o curso “Português Jurídico”, voltado a servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). O curso será ministrado pela professora Kalinka Leal, na sede da Ejud-PI (Rua Professor Joca Vieira, nº 1449, bairro Jockey Club), no período de 18 a 22 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições (confira abaixo) seguem até o dia 13 de fevereiro.

O objetivo da formação é propiciar ao participante o desenvolvimento da competência textual e o aperfeiçoamento do uso/domínio da norma culta da língua aplicada aos textos jurídicos, tendo como metodologia a realização de aulas dispositivas e dialogadas, com análise e interpretação de textos jurídicos, produção textual e atividades individuais e em grupos.

A ementa do curso inclui abordagem de elementos relacionados à comunicação jurídica (estudo da estrutura do texto, do parágrafo e da frase, análise, produção, interpretação e reescrita de textos, norma culta e variação linguística) e à tipologia textual (linguagem técnica jurídica: expressões e vocabulários, redação jurídica, aspectos gramaticais).

“Tendo em vista as adequações das atividades de órgãos do Poder Judiciário no tocante ao aprimoramento da competência linguística dos servidores, a fim de que  possam exercer de maneira adequada em qualquer situação em que se apresente, sabendo discernir e decidir a respeito de que padrão linguístico utilizar em dada situação, além de dominar o padrão culto da língua valorizado socialmente e de grande importância no contexto acadêmico e profissional”, complementa a superintendente administrativa da Ejud-PI, Evangilina Dias.

Confira como se inscrever:

1 – Acesse a página eletrônica da Ejud-PI: www.tjpi.jus.br/ejud/.

2 – Clique na opção “Cursos” – “Inscrições abertas”.

3 – Caso seja seu primeiro acesso, clique em “Registrar”. Caso já possua cadastro, faça seu login.

4 – Caso tenha feito login, siga para o passo 5. Caso tenha clicado em “Registrar”, preencha o formulário e clique em “Cadastrar”.

5 – Logado, clique no botão “Inscrição” do curso que deseja participar.

6 – Preencha o formulário e clique em “Salvar”.

7 – Sua solicitação será concluída. Aguarde o deferimento da inscrição por e-mail ou site da Ejud-PI.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email