Cejusc de Picos já realizou quase cem audiências

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Inaugurado em novembro de 2018, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Picos já intermediou acordos na ordem de R$ 400 mil. Desde sua implantação, o Cejusc já realizou aproximadamente cem audiências. O Centro funciona atualmente em uma estrutura cedida pelo Juizado Especial da comarca e é coordenado pela magistrada Maria da Conceição.

O Cejusc é uma unidade do Poder Judiciário especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania. Os Cejusc proporcionam um ambiente neutro, no qual os interessados em solucionar um determinado conflito têm a chance de conversar, negociar e chegar a um acordo satisfatório, com o auxílio de um “conciliador”, isto é, de um terceiro imparcial e capacitado em métodos consensuais de solução de conflitos.

Na unidade, a política de Conciliação e Mediação é difundida por meio das ferramentas disponíveis e, principalmente, pelo contato diário com os advogados e as partes envolvidas em um conflito judicial. Essa política é regulamentada por meio da Resolução n°125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do Poder Judiciário.

Sede

Com a finalidade de oferecer acomodações mais adequadas ao jurisdicionado, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos ganhará, em breve, sede própria, em prédio situado na Avenida Senador Helvídio Nunes. As obras estão em estágio avançado e contam com investimento de R$ 2,8 milhões. 

 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email