Cejusc de Piripiri promove primeira sessão pré-processual por videoconferência no âmbito do TJ-PI

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O  Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) da comarca de Piripiri (a 180km de Teresina) realizou, nesta sexta-feira (1) a primeira sessão pré-processual por videoconferência no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). A sessão foi realizada com uma das partes em Piripiri e a outra no Cejusc da comarca de Amaro (SP), culminando na homologação de um divórcio. O ato foi mediado por Cristiany Viana, mediadora em certificação, e Daniel Costa Araújo, mediador em formação.

Antes do início da sessão, a juíza Lucicleide Pereira Belo, titular da 8a Vara Cível de Teresina e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), participou de uma videoconferência com a magistrada Maria do Rosário de Fátima Dias, juíza da 3a Vara de Piripiri e coordenadora do Cejusc da comarca, o promotor Nivaldo Ribeiro e os mediadores da sessão para destacar o ineditismo da iniciativa. A magistrada também ressaltou a confidencialidade e a legalidade do ato, amparado pelo novo Código de Processo Civil e pelo Provimento n. 10 da Corregedoria Geral da Justiça, que dispõe sobre atos judiciais via videoconferência.

“Agradecemos o apoio do Poder Judiciário, por meio do Nupemec, Coordenação do Cejusc, da Presidência do TJ-PI e da Corregedoria para a realização dessa sessão e para a atuação do nosso Centro. Por meio dos Cejuscs, facilita-se a solução de conflitos com o uso técnicas de mediação e conciliação, evitando a judicialização. Hoje, resolvemos em um dia um caso que não teria a mesma celeridade se fosse judicializado”, afirmou a juíza Maria do Rosário de Fátima Dias.

O Cejusc de Piripiri foi instalado em junho de 2018, conta ainda com um anexo e é responsável pela campanha “Ação + Cejusc Piripiri”, que divulga o trabalho do Centro e oferece, juntamente com parceiros, serviços à comunidade, como assistência jurídica, oficinas, palestras, emissão de documentos pessoais, corte de cabelo, exames médicos, procedimentos odontológicos e fisioterápicos e distribuição de cestas básicas.

Videconferência

Para a realização da sessão, foi utilizada a ferramenta Skype For Business, cuja licença foi adquirida pela Corregedoria Geral da Justiça, e os equipamentos audiovisuais da 3a Vara de Piripiri. A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-PI promoveu testes prévios com o apoio de servidores da unidade.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email