Cejusc de Piripiri comemora um ano de atividades com a realização do IV Ação + Cejusc

Publicado por: Victor Bruno

 
 

A comarca de Piripiri promoveu, na última quarta-feira (19), a IV Ação + Cejusc, iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). O evento aconteceu como parte das comemorações do aniversário de um ano da instalação do órgão na cidade. Desta vez, o Ação + Cejusc teve como tema “Justiça, Cidadania e Pacificação de Conflitos”.

Durante a atividade, foram realizados cursos sobre os direitos básicos do cidadão e palestras sobre princípios do Direito. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Piripiri, ofereceram orientação jurídica ao público. Foram também ofertados atendimentos médico-odontológicos, com aplicação de flúor e dicas de higiene bucal, aferição de pressão arterial e glicemia,  além da aplicação de vacinas.

Durante o evento, foram proferidas duas palestras principais. A primeira foi “O Cejusc como Instrumento de Prevenção de Conflitos e Exercício da Cidadania”, ministrada por Cristiany Viana, conciliadora e mediadora judicial, que teve como objetivo o esclarecimento do papel desempenhado pelo Cejusc em meio à sociedade e a importância da prevenção de conflitos no melhoramento do funcionamento da justiça no Brasil. A segunda palestra foi “A Valorização à Vida no Trânsito: Prevenir é Essencial”, proferida por Michell Holanda, gerente da Superintendência de Trânsito (Sutran) do município, que falou sobre a prevenção e a segurança do cidadão nos meios de transportes.

Para a magistrada Maria do Rosário de Fátima Dias, juíza-coordenadora do Cejusc de Piripiri, o saldo do evento e deste primeiro ano de atividades do Centro na cidade é positivo. “O Cejusc, além de ser um instrumento de pacificação, traz muitos ganhos para a população”, diz. “Neste último ano, o Cejusc e o Anexo foram instalados, muitos parceiros foram trazidos e o TJ-PI não mediu esforços para que a população da nossa comarca pudesse usufruir dos nossos serviços. O Cejusc é um instrumento de cidadania”, conclui a juíza.

A juíza Lucicleide Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que esteve em Piripiri com sua equipe, enalteceu o evento. “Pensamos que este é um importante evento de cidadania e prestação de serviços à população. É justamente por ações como essas que os Cejuscs são tão importantes para o estado do Piauí”, frisou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email