UESPI em parceria CEJUSC Piripiri realiza 1º Congresso de Direitos Humanos

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

A disseminação da cultura de paz e fortalecimento à cidadania avança nos municípios e comarcas onde estão instalados os CEJUSCs – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, tendo como um dos fatores impulsionadores o acesso dos cidadãos aos métodos adequados de solução de conflitos, tais como a conciliação, a mediação e a justiça restaurativa. Tais temas têm despertado interesse nos profissionais que atuam na área dos direitos humanos e garantias da cidadania.

A Comarca de Piripiri, primeira depois de Teresina a contar com um CEJUSC, sediou na última semana de outubro, o “1º Congresso de Direitos Humanos”, promovido pelo Curso de Direito da UESPI/Campus daquela cidade, que teve como tema “Direitos Humanos pra quê?”.

Durante o congresso, a Assessora da CGJ/TJPI, Mediadora Maria Lila Castro Lopes de Carvalho, ministrou o minicurso “Mediação Como Instrumento de Cidadania”.

O minicurso abordou o tema a partir da concepção de que para além de apenas o ato de mediar conflitos entre pessoas ou entre pessoas e instituições, a mediação é uma categoria só possível através do método dialético de análise da realidade e de convivência social; que vem a consistir um caminho de apreensão do real e que favorece o fortalecimento da cidadania.

O ato de mediar é um processo prático e concreto pelo qual os cidadãos, auxiliados, recuperam sua autonomia em resolver seus conflitos de um modo racional, isento de paixões, animosidades e que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta do outro, razão pela qual, permite aos envolvidos um melhor entendimento do conflito; construírem juntos, autonomamente as alternativas de solução, restaurar o equilíbrio na relação entre todos, compensando danos e gerando responsabilidades futuras. Surge com maior eficácia na reeducação dos envolvidos e redução de judicializações desnecessárias porque reorienta condutas.

FOTOS DO EVENTO

 

Fonte: CEJUSC Piripiri

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email