Com investimento de R$ 3,6 milhões, TJ-PI inaugura novo Fórum da comarca de Bom Jesus

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Por Victor Bruno

Foi inaugurado nesta sexta-feira (14) o novo Fórum da comarca de Bom Jesus. O edifício recebeu o nome de Dom José Vázquez Díaz (1913−1998), primeiro bispo a residir na cidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O novo prédio está situado no bairro São Pedro e abriga a Vara Única, a Vara Agrária e o Juizado Especial Cível e Criminal. O investimento foi de R$ 3,6 milhões, oriundos do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Fermojupi).

O prédio está instalado em um terreno de 2.212,00 m², com área total construída de 1.099,21 m², incluindo a edificação principal, a casa do gerador e subestação, guarita e a coleta seletiva. O edifício conta também com placas fotovoltaicas. Além de duas Varas completas (com secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, recepção e sala para assessor jurídico) e um JECC, o Fórum conta com Auditório do Tribunal do Júri com capacidade de até 92 pessoas, salas para Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e Defensoria Pública, banheiros públicos e banheiros para servidores, recepção.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, esta inauguração demonstra a importância crescente do município de Bom Jesus para o estado do Piauí. “Nós temos pólos de educação fundamental e superior aqui em Bom Jesus, que também é um importante centro econômico do estado, graças à sua produção de grãos”, considerou o presidente. “A comarca tem 144 anos de existência e era necessário que déssemos um fórum moderno e de qualidade para uma cidade da dimensão e do porte de Bom Jesus”, finalizou.

Já para o desembargador Erivan Lopes, que iniciou a construção do fórum como presidente do TJ-PI na gestão 2016-2018, esta obra é parte do processo de integração do Sul do Piauí com o resto do sistema judiciário estadual. “O sul do Piauí vivia em estado de isolamento do resto do Poder Judiciário. Desde o início da nossa gestão, tínhamos a intenção de quebrar a desigualdade que existe entre o Norte, o Sul e o Centro do estado — como fizemos com as obras do fórum de Corrente, Cristino Castro e Ribeiro Gonçalves. Com o Fórum de Bom Jesus, estamos dando melhores condições de funcionamento para a Justiça desta região, tanto em relação com material humano, como com recursos tecnológicos”, declarou

Para o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, trata-se de uma obra “magnífica”. “Muito obrigado, desembargador Sebastião Martins e desembargador Erivan Lopes. Muito obrigado a todo o Tribunal de Justiça por esta obra magnífica, que é a presença da Justiça no meio da sociedade”, discursou o prefeito. O governador Wellington Dias também destacou a importância de o Tribunal de Justiça manter uma estrutura como a do novo Fórum a serviço da população da região Sul do Piauí, possibilitando uma melhor prestação jurisdicional. 

Selo Digital

Além da inauguração do Fórum, o presidente do TJ-PI e o corregedor-geral da Justiça também agraciaram a comarca com o Selo Digital para a Vara Única (área cível) e a Vara Agrária de Bom Jesus. “Daqui para frente, graças a esse processo digital, as varas de Bom Jesus não trabalharão mais com processo de papel.”

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email