Início » Coordenadoria da mulher » Comerciantes e usuários da CEAPI recebem ação da Semana Pela Paz em Casa

Comerciantes e usuários da CEAPI recebem ação da Semana Pela Paz em Casa

Publicado por: admin

 
 

 

A Central de Abastecimento do Piauí-CEAPI (bairro Parque São João, zona sul de Teresina) recebeu na manhã desta terça-feira, 29.11, a ação socioeducativa da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, do Núcleo Multidisciplinar da Lei Maria da Penha em Teresina e parceiros. Dividida em 10 galpões, a CEAPI é um ponto de grande fluxo de pessoas, em média 7.500 diariamente, em números da administração.

O Núcleo buscou instalar pontos de apoio para tirar dúvidas e também distribuir material educativo. Para a delegada Wilma Alves, da Delegacia da Mulher, um dos parceiros da Semana, a visibilidade do tema é importante. “A violência dentro de casa deixou de ser privada, ela ganhou corpo, e com isso precisamos ter conscientização”, relatou a delegada. “Quanto mais falarmos, quanto mais debate, palestra e conscientização, isso só tem a somar e multiplicar”, afirmou Wilma Alves.

Para a representante da Defensoria Pública, Mauricema Holanda, a ação na CEAPI “é um momento também de congraçamento entre os parceiros da Rede de Proteção à Mulher, onde nos encontramos e trazemos nossos serviços à comunidade. A CEAPI tem um grande movimento de pessoas, tornando-se um local propício pra este tipo de ação”, frisou.

Distribuição de informação

Fundada no início da década de 1970, ainda como CEASA (e sendo assim chamada ainda pelos comerciantes mais antigos), a CEAPI passou a ser assim denominada em 2007, quando passou a funcionar com gestão compartilhada entre Governo, permissionários e também usuários. A diretora técnica operacional Justina Vale afirma que a CEAPI se sente muito satisfeita em receber os órgãos parceiros nesse combate à violência doméstica e familiar. “É muito importante darmos apoio e ênfase a esse tipo de ação, pois sabemos que toda mulher, algum dia, já sofreu algum tipo de violência, seja ela patrimonial, psicológica, moral ou física, e existem muitas mulher ainda sem noção de como combater.”

A feirante Maria de França vende temperos na CEAPI, e achou que a ação do Núcleo Multidisciplinar é importante “pra ficarmos sabendo das coisas”. Para Maria de França, uma das quase 1.000 pessoas que utilizam a CEAPI como ponto de comércio, ter acesso a material educativo também conta. “Vou levando uma cartilha pra ler. Vi que tem cursos também. É muito bom!”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS

—–
Fonte: ASCOM TJPI

Compartilhe: