Corregedoria supera meta e conclui organização de 24 arquivos judiciários

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

A Equipe de Organização de Arquivo da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí organizou, nos últimos 10 meses, os acervos processuais de 24 unidades judiciárias do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Ao todo, 83.886 autos findos foram higienizados, catalogados, organizados em caixas-arquivo e localizados no Themis Web. A meta inicial do projeto de Organização de Arquivos e Depósitos Judiciais das Unidades Judiciárias de 1º Grau era organizar 20 arquivos em um ano de serviço. O avanço nesta área viabilizará a Implantação da Gestão Documental na área-fim do TJ-PI.

No período de 21 de agosto de 2016 a 03 de junho de 2017, a equipe executou o projeto nas comarcas de Monte Alegre, Gilbués, Redenção do Gurguéia, Bom Jesus, Santa Filomena, Francisco Santos, Bocaína, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Marcolândia, Simões, Simplício Mendes, Conceição do Canindé, Socorro do Piauí, Isaías Coelho, Itainópolis, Nazaré do Piauí, Jerumenha, Guadalupe, Manoel Emídio, Eliseu Martins, Parnaguá, Corrente e Cristalândia.

“Em 10 meses já atingimos 24 unidades judiciárias e estamos continuando com determinação e compromisso o trabalho para ao final do corrente ano chegarmos a atuar em mais 16, atingindo o patamar total de 40 unidades judiciárias contempladas nessa gestão até 19 de dezembro de 2017”, detalhou o servidor da CGJ-PI Clarindo José Lopes Machado, integrante da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJ-PI e coordenador do grupo de trabalho.

De acordo com o cronograma da Equipe de Organização de Arquivo da CGJ, as próximas unidades atendidas são: Posto Avançado de Atendimento de Curimatá e comarca de Avelino Lopes, nos períodos de 05 a 10 de junho e de 12 a 17 de junho, respectivamente.

Todas as etapas envolvidas neste trabalho (vistoria, catalogação, higienização, identificação em listas digitalizadas e confecção de caixas-arquivo) seguem a Política de Gestão Documental do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, as normas do Conselho Nacional de Arquivos e as deliberações da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJ-PI. Além disso, a Equipe de Organização de Arquivo da CGJ também realiza um breve treinamento dos servidores das unidades judiciárias beneficiárias sobre a metodologia implantada, a fim de que se possa executar o correto manuseio e manutenção dos documentos arquivados.

“A organização dos depósitos judiciários é muito importante por viabilizar uma maior celeridade à localização de processos, maior segurança quanto à custódia e preservação desses documentos, além de um ambiente menos insalubre para os servidores”, declarou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil. “Este trabalho também tem valor inestimável em relação à preservação da História do Judiciário e da vida civil de nosso Estado. Em Corrente, por exemplo, foram encontrados processos que datam de 1825”, complementou o corregedor.

 

Fonte: Vanessa Mendonça – DRT 1570 (ASCOM CGJ)
Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email